21.1 C
Três Lagoas
domingo, 13 de julho, 2025

OAB estuda mudanças no Exame de Ordem com conteúdos de conciliação

Educação – 21/02/2013 – 16:02

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) confirmou que vai estudar mudanças no conteúdo do Exame de Ordem com a inclusão de questões sobre mediação, conciliação e arbitragem nas provas. O pedido para que esses temas sejam cobrados no exame foi feita pelo secretário de Reforma do Judiciário, Flávio Crocce Caetano, em reunião com o presidente da OAB, Marcus Vinicius Furtado, na quarta-feira.

Segundo Caetano, o objetivo é divulgar esses meios alternativos de composição de litígios entre os advogados. A ideia é que os conteúdos também sejam inseridos nas provas de concurso para magistratura, Ministério Público, Defensoria Pública e advocacia pública.

O presidente da OAB disse que vai encaminhar o pleito à Coordenação Nacional do Exame de Ordem, para um estudo de viabilidade de implantação do novo conteúdo. Atualmente, na primeira fase do exame o candidato precisa responder a 80 questões objetivas sobre direitos humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, direito ambiental, direito internacional, bem como Estatuto da Advocacia e da OAB, seu regulamento geral e Código de Ética e Disciplina da OAB.

Já na segunda fase, os candidatos devem redigir uma peça profissional e responder a quatro questões sob a forma de situações-problema, nas seguintes áreas de opção do examinando: direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito empresarial, direito penal, direito do trabalho ou direito tributário e seu correspondente direito processual.

A prova da OAB pode ser prestada por bacharel em direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, e os estudantes do último ano do curso de graduação ou do nono e décimo semestres. A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado.

Fonte: Portal Terra

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Após feminicídios brutais, MS avança em projetos para expor histórico criminal de agressores

Manchetes trágicas marcaram o noticiário sul-mato-grossense em 2025: “Ex-marido que tentou matar mulher a tiros tinha mais de 8 passagens por violência doméstica”, “Noivo...

PM aborda dupla após denúncia de perturbação em ponto de ônibus em frente ao shopping de Três Lagoas

Na tarde deste sábado, 12 de julho, a Polícia Militar de Três Lagoas agiu rapidamente após receber uma denúncia de perturbação em um ponto...

Incêndio destrói casa no bairro Santos Dumont II em Três Lagoas; moradora escapa sem ferimentos

Um incêndio de grandes proporções destruiu completamente uma residência na manhã deste sábado, 12 de julho, no bairro Santos Dumont II, em Três Lagoas...