27.3 C
Três Lagoas
terça-feira, 10 de fevereiro, 2026

OAB de Três Lagoas se pronuncia sobre caso de ameaça contra advogada

07/10/2013 – Atualizado em 07/10/2013

OAB de Três Lagoas se pronuncia sobre caso de ameaça contra advogada e emite Nota de Repúdio

O caso foi divulgado pela reportagem da Rádio Caçula com exclusividade nesta segunda-feira

Por: Marco Campos

A Ordem dos Advogados do Brasil se pronunciou em uma nota oficial sobre o caso de ameaça em que a advogada de Três Lagoas, Dra. Patrícia Gonçalves da Silva Ferber sofreu na última sexta-feira (04). Os indícios é que o autor o reclamado de uma das ações que ela está movendo junto a Justiça de Três Lagoas.

Leia a Nota de Repúdio na íntegra:

NOTA DE REPÚDIO

O Conselho da 2ª Subseção – Três Lagoas – da Ordem dos Advogados do Brasil da Seccional de Mato Grosso do Sul, vêm a público externar seu incondicional apoio a Dra. PATRÍCIA GONÇALVES DA SILVA FERBER, advogada atuante nesta Comarca e Diretora Executiva Secretária-Geral desta Subseção, e manifestar repúdio as ameaças a ela dirigidas mediante mensagem de texto enviada ao seu celular, cujo desiderato, se percebe, é tolher o mister constitucional do livre e regular exercício da advocacia.

O exercício livre da advocacia é essencial para o escorreito funcionamento da Justiça, portanto, qualquer ação que ameace esse nobre mister há de ser prontamente rechaçada, sob pena de se instaurar o caos na administração da Justiça e deixar suscetíveis os mais basilares princípios de amparo ao cidadão, no sentido constitucional do verbete.

É inadmissível que partes ex-adversas em processos utilizem desse vil expediente para intimidar e calar o advogado, merecendo que atitude desse jaez seja refutada, pois coloca em risco a própria sociedade, eis que é cediço que a advocacia é um múnus público que goza de imunidade.

Episódio como a ameaça perpetrada, em que se fez menção a segurança e integridade física dos filhos da ofendida, que postula tutela jurisdicional em nome de seu outorgante, revela o menoscabo às elementares regras de respeito à advocacia, essencial à sociedade e à administração da Justiça, em seu conceito constitucional. Se não é menoscabo é pior, pois revela a natureza de incompatibilidade do ofensor de conviver em sociedade e submeter seus conflitos ao estado-juiz, o único poder legitimado para a solução dos litígios.

Ao ensejo, o Conselho da 2ª Subseção renova sua promessa de lutar incondicionalmente para manter incólumes as prerrogativas dos advogados militantes em Três Lagoas, Brasilândia e Selvíria e se compromete em prestar assistência à ofendida bem como envidar todos os esforços junto as autoridades competentes para que o ofensor seja identificado e exemplarmente punido.

Conselho da 2ª Subseção – Três Lagoas – da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso do Sul.
Luiz Henrique de Lima Gusmão – Presidente

Divulgação/OABIlustração

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Grupo de atividade física retorna com encontros semanais no bairro Paranapungá

Iniciativa da Saúde da Família incentiva hábitos saudáveis com aulas gratuitas às segundas e quartas-feiras, em Três Lagoas A comunidade do bairro Paranapungá tem mais...

Vamos parar de fumar? Grupo antitabagismo promove encontro em Três Lagoas

Iniciativa da Saúde da Família convida a comunidade a dar o primeiro passo para uma vida sem tabaco em reunião no bairro Paranapungá Na sexta-feira...

Saúde lança Portal de Transparência da Regulação Ambulatorial em Três Lagoas

Ferramenta digital permitirá que usuários do SUS acompanhem encaminhamentos e ampliará a transparência dos serviços de saúde A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três...