22.9 C
Três Lagoas
domingo, 1 de fevereiro, 2026

O uso de máscara é uma das melhores formas de evitar o contágio por covid e h3n2

TRÊS LAGOAS (MS) Uma importante ferramenta de proteção no combate à Covid-19, o uso de máscaras é obrigatório em Três Lagoas, mesmo em ambientes abertos, e a Secretária Municipal de Saúde (SMS) alerta para que a população mantenha os cuidados de biossegurança, evitando aglomerações, fazendo o uso de máscara sempre que sair de casa, além de completar o esquema vacinal.

A secretária municipal de Saúde, Elaine Fúrio, ressalta que além da Covid-19, ainda está circulando em Três Lagoas o vírus da H3N2, que também pode ser evitado utilizando os mesmos cuidados de prevenção adotados desde o início da pandemia.

O médico de Família e Comunidade e membro da equipe de Vigilância Epidemiológica da SMS, Vinícius de Jesus Rodrigues Neves, alerta sobre a importância de se escolher o tipo correto da máscara e o usá-la adequadamente, cobrindo totalmente o nariz e a boca. “As pessoas devem utilizar as máscaras do tipo N95 (PFF2) e, se não acharem dela, usar a de pano por cima da máscara cirúrgica descartável”, orienta.

Aliado ao uso das máscaras, a recomendação ainda é para que a população evite aglomerações, respeite as recomendações de distanciamento social, façam o uso do álcool em gel nas mãos e completem o esquema vacinal. Aqueles que estiverem gripados, mesmo que seja gripe leve, resfriado, rinite ou situações parecidas, devem permanecer em domicílio para não contaminar os demais.

Vinicius ressalta que é importante completar o esquema vacinal, tomando as doses de reforço previstas pelo Ministério da Saúde, para garantir a imunização contra o vírus e suas variantes. É importante destacar, ainda, que a vacinação não impede que a pessoa contraia o vírus, mas evita que, se contaminada, a doença evolua para casos graves. As vacinas protegem não só você mas todos os demais com quem você convive.

Informações Assessoria de Comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três em cada dez desaparecidos no Brasil são crianças ou adolescentes

Sumiço de meninas lidera casos de desaparecimento infantojuvenil Três em cada dez casos de desaparecimento registrados no Brasil, durante o ano de 2025, envolveram crianças...

Brasil registrou 84,7 mil desaparecidos em 2025; média de 232 por dia

O total de pessoas localizadas também vem aumentando ano a ano O Brasil registrou 84.760 casos de desaparecimento de pessoas em 2025. O número equivale...

Polícia Civil recupera dez cervejeiras furtadas em operação da SIG

Equipamentos avaliados em cerca de R$ 60 mil foram desviados de empresa de transporte, onde três pessoas poderão responder por receptação