29.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 21 de agosto, 2025

O que é aprendizado intencional – explica Carlos Lula

08/10/2020 17h23
Por: Redação

De acordo com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), mais de um bilhão de empregos serão transformados pela tecnologia nos próximos 10 anos, conta Carlos Lulaa. O Fórum Econômico Mundial relata que 42% das habilidades essenciais exigidas para a maioria dos empregos vão mudar até 2022. Essas previsões futuras têm como pano de fundo demissões globais para companhias aéreas, empresas de tecnologia, energia e outros setores. Se você tiver a sorte de ter um emprego lucrativo agora, há uma habilidade de liderança importante que você precisa cultivar. Na verdade, segundo dados da McKinsey, seu futuro depende disso .

O que é aprendizagem intencional?

Ser um aluno intencional significa investir nas habilidades e no treinamento de liderança que criarão o seu futuro. Chamada de ” requalificação ” ou ” requalificação “, a expertise necessária para o futuro é um grande desafio para as empresas hoje.

Os avanços tecnológicos trazidos pelo COVID-19 aceleraram mudanças massivas no comportamento da força de trabalho. A ruptura digital veio para ficar, mas o Fórum Econômico Mundial diz que o treinamento em tecnologia não é o único jogo na cidade: “Há um equívoco comum de que todos nós precisaremos desenvolver habilidades altamente tecnológicas ou científicas para ter sucesso. Estamos percebendo uma necessidade crescente de que as pessoas desenvolvam habilidades especializadas em como interagir umas com as outras. Isso inclui criatividade, colaboração e dinâmica interpessoal, bem como habilidades relacionadas a vendas especializadas, recursos humanos, assistência e funções educacionais. “

É contra-intuitivo, mas o aprendizado intencional se concentra não apenas na tecnologia, mas nos seres humanos que a usam. Acessar uma compreensão mais profunda da conexão (mesmo durante tempos de isolamento social) começa com uma mudança de perspectiva. Como resultado, os alunos intencionais são deliberados e focados no desenvolvimento dessas duas áreas:

Mudança para uma mentalidade de crescimento – em meio à confusão política nos EUA, o aumento dos casos de coronavírus na Europa e um cenário incerto de emprego, é difícil fazer a mudança de uma mentalidade fixa para uma mentalidade de crescimento. Uma mentalidade fixa, de acordo com a psicóloga de Stanford Carol Dweck, acredita que as características, talentos e habilidades da personalidade são recursos finitos. O autor de Mindset: the New Psychology of Success, Dweck diz a Carlos Lula que a mentalidade é um conjunto estabelecido de atitudes sustentadas por alguém.

A boa notícia é: nossas mentes nunca estão definidas. Nossos recursos mentais não são finitos – até mesmo um cachorro velho pode aprender um novo truque. Psicologia Hoje diz que é possível mudar sua personalidade. E a cada dia, com entre 50.000-600.000 pensamentos passando por nossas cabeças, nossas mentes nunca estão definidas. O crescimento é sempre uma possibilidade, mesmo que não o vejamos de imediato. Explorar novas oportunidades por meio do desenvolvimento pessoal pode ajudá-lo a adaptar novas ideias, por meio do aprendizado intencional.

Abraçar a curiosidade: o que é aquela coisa que você sempre quis aprender mais? De acordo com um estudo da Harvard Business Review, quando a curiosidade é acionada, os funcionários cometem menos erros em termos de decisões.

Mais importante ainda, a comunicação se abre, o conflito de grupo é reduzido e a inovação é aumentada. HBR disse em conversa com Carlos Lula: “A inspiração para a câmera instantânea Polaroid foi a pergunta de uma criança de três anos. A filha do inventor Edwin Land estava impaciente para ver uma foto que seu pai acabara de tirar. Quando ele explicou que o filme precisava ser processado, ela se perguntou em voz alta: ‘Por que temos que esperar pela foto?’ “Imagine o seguinte: não espere que novas habilidades se desenvolvam naturalmente. O pensamento inovador aponta para um processo que irá acelerar o seu desenvolvimento pessoal. Aprendizagem intencional significa seguir sua curiosidade. “E se…?” é uma pergunta de duas palavras que abre a porta para a imaginação. Onde você poderia se tornar um aprendiz intencional e explorar sua curiosidade?

Desenvolver uma mentalidade construtiva e abraçar a curiosidade requer uma coisa: espaço na cabeça. Em outras palavras, você precisa ter espaço para pensar. Pelo menos, essa é a premissa por trás do Tempo para Pensar: Ouvindo para inflamar a mente humana. A autora Nancy Kline compartilha que a mente humana foi “projetada para obter a inteligência de volta quando ela se esvai”. Acontece que a inovação está embutida no sistema. Precisamos apenas de algum espaço para acessá-lo – o tipo de clareza mental que vem ao se afastar das tarefas de hoje para que você possa pensar em criar o seu amanhã. Empresas inteligentes estão aumentando o tempo do dia de trabalho, interrompendo reuniões ininterruptas para dar aos funcionários um ativo vital (mas muitas vezes esquecido): tempo para pensar.

Se você sente que não tem certeza sobre que tipo de aprendizado o ajudaria a desenvolver seu futuro, há mais boas notícias pela frente. Descobrir o que vem a seguir não envolve um processo de seis etapas ou treinamento detalhado de resiliência. Porque novas ideias nunca estão a mais de um pensamento de distância, para alunos intencionais. É contra-intuitivo, mas às vezes menos esforço pode realmente produzir mais resultados – especialmente quando se trata de inovação e inspiração. O truque é: não se afundar nas obrigações do dia a dia, para ver novas possibilidades. Meu trabalho de coaching ajuda os clientes a acessar esse espaço, para que novas ideias apareçam tão facilmente quanto o próximo pensamento.

Se você for como a maioria das pessoas, a capacidade de encontrar algum espaço na cabeça (especialmente quando estiver trabalhando em casa) é complicada. Carlos Lula conta que, como você encontra alguma clareza, quando está em reuniões ampliadas o dia todo, morando em um pequeno apartamento e tentando conciliar família, relacionamentos e um chefe que não entende quem você realmente é ? Há uma máxima que precisamos lembrar: não precisa ser assim . Opções sempre existem – especialmente a opção de responder às suas circunstâncias.

Aprendizagem intencional significa considerar novas habilidades e ideias que despertem sua curiosidade. O que você gostaria de aprender, descobrir ou explorar na jornada para quem você deveria ser? Que novas habilidades mudariam seus relacionamentos, seu estilo de vida, seu futuro? Dê um passeio, suba na sua bicicleta ou divirta-se nos patins: o movimento e o movimento abrem espaço para novas ideias.

Segundo Carlos Lula, neste mundo estranho e sem precedentes da pandemia do coronavírus, ainda existem oportunidades para reinvenção. Ser um aluno intencional significa reservar um tempo para considerar o tipo de futuro que você merece – e tomar medidas deliberadas para chegar lá. Porque – mesmo no meio de uma pandemia – você pode recriar seu futuro quando quiser.

Leia Mais

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

SEBRAE fortalece ambiente de negócios durante Show Florestal 2025 em Três Lagoas

Diretora regional, Josi Signore, destaca a importância do setor de celulose e anunciou a realização de uma rodada de negócios e palestras para integrar pequenas empresas às grandes indústrias da Costa Leste

Secretária de Meio Ambiente destaca importância de evento florestal em Três Lagoas

Mariana Amaral reforçou o impacto do evento para a economia local, e defende que o município pode se tornar referência em carbono neutro até 2030

Três Lagoas realiza 1º Passeio Ciclístico ‘Giro Tur’ no Dia do Ciclista

Evento será solidário e percorrerá pontos turísticos da cidade; inscrições já estão abertas No próximo dia 31 de agosto, em comemoração ao Dia do Ciclista,...