15.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 20 de outubro, 2025

O Futuro das crianças e a emergência climática no Brasil

Crianças brasileiras nascidas em 2020 enfrentarão, ao longo da vida, cerca de 6,8 vezes mais ondas de calor e 2,8 vezes mais inundações e perdas de safra do que aquelas nascidas em 1960. Os dados são do relatório divulgado pelo Núcleo Ciência pela Infância (NCPI), com base em informações da Fiocruz.

O estudo revela o impacto crescente das mudanças climáticas sobre a primeira infância — fase que abrange cerca de 18,1 milhões de crianças (8,9% da população). Entre 2015 e 2023, eventos climáticos extremos no Brasil saltaram de 1.779 para 6.772 registros. Essa intensificação afeta diretamente a saúde, nutrição, aprendizado e segurança das crianças pequenas, podendo comprometer suas capacidades físicas, cognitivas e emocionais por toda a vida.

Além disso, mais de um terço (37,4%) das crianças de até 4 anos vive em insegurança alimentar, e 5% apresentam desnutrição crônica. As mais vulneráveis também são as mais atingidas em situações de deslocamento forçado, como nas enchentes no Rio Grande do Sul em 2024, que deslocaram mais de 3.930 crianças pequenas.

Na educação, os desastres naturais já causaram a suspensão de aulas para 1,18 milhão de estudantes em 2024, totalizando perdas significativas de horas-aula, especialmente no Rio Grande do Sul.

O relatório propõe políticas climáticas que coloquem as crianças no centro das estratégias de adaptação e prevenção. Entre as recomendações estão:

  • Fortalecimento da atenção primária à saúde
  • Melhoria do saneamento básico e acesso à água potável
  • Promoção da segurança alimentar
  • Criação de zonas verdes e áreas de sombra em escolas e creches
  • Planos de resposta a desastres climáticos

Para as coordenadoras do estudo, Márcia Castro (Harvard) e Alicia Matijasevich (USP), a proteção da primeira infância deve ser tratada como prioridade absoluta. Elas defendem ações urgentes e integradas entre governo, setor privado e sociedade civil, com foco em mitigação, adaptação e justiça intergeracional.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Radialista lança projeto de fé e inspiração em Três Lagoas

Larissa Dandara compartilhou trajetória no rádio, desafios pessoais e o novo projeto, que une comunicação, espiritualidade e mensagens positivas ao público.

Instituto Butantan e parceiros definem nova nomenclatura para linhagens do vírus da dengue

Sistema mais detalhado facilita vigilância genômica e pode influenciar formulações futuras de vacinas, segundo pesquisadores da UF, Yale, Oxford e Fiocruz

Casa do Trabalhador de Três Lagoas oferece 111 vagas de emprego nesta segunda-feira

Maior número de oportunidades é para auxiliar de linha de produção, ajudante de obras e carpinteiro A semana começa com boas chances para quem busca...