31.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 22 de janeiro, 2026

‘O Eu Perdido’, de Cadu Xavier transforma dúvidas em poesia

Jornalista e escritor três-lagoense compartilhou como suas vivências e descobertas pessoais deram origem a uma obra sobre autoconhecimento e superação

O jornalista e escritor treslagoense Cadu Xavier participou na manhã desta quinta-feira, 22, do Café da Manhã da 96 Caçula FM para falar sobre o pré-lançamento de seu livro de poesias, intitulado “O Eu Perdido”. A obra, publicada pela Editora Perpétua, encerra hoje seu período de pré-venda com brindes especiais aos leitores.

Durante a entrevista, Cadu contou que o livro nasceu de textos escritos entre os 17 e 19 anos, quando vivia um momento de dúvidas e busca pessoal. “Naquela época, eu estava terminando o colegial e não sabia o que queria fazer da vida. Fui fazer um intercâmbio e, longe da minha família, percebi que eu sabia quem era o Cadu filho, irmão, aluno… mas não sabia quem era o Cadu sozinho”, explicou.

Segundo o autor, as poesias surgiram como uma forma de expressão em meio à dificuldade de comunicar sentimentos. “Eu não conseguia falar o que sentia, então comecei a escrever. Foi um processo de autoconhecimento. Anos depois, encontrei esses poemas e percebi que eles poderiam ajudar outras pessoas que também se sentem perdidas”, contou.

Em “O Eu Perdido”, o autor utiliza metáforas e comparações para refletir sobre os sentimentos humanos. “Eu falo que a vida às vezes é um espelho, às vezes é uma mola. Tem poemas que tratam de guerra e paz, de conflitos internos, tudo de forma simbólica. São textos que fazem o leitor pensar sobre quem ele é e para onde está indo”, explicou.

Cadu também destacou que a obra, embora escrita há duas décadas, dialoga com temas atuais como ansiedade, identidade e saúde mental. “Muita gente vive crises internas e não percebe que está tudo bem se sentir perdido às vezes. A escrita pode ser uma forma de cura e de encontro consigo mesmo”, completou.

A capa do livro foi ilustrada pela fotógrafa Gabriela Fernandes, também treslagoense. A arte traz um personagem formado por formas geométricas, principalmente hexágonos, representando o emaranhado de pensamentos e emoções. “A Gabriela conseguiu traduzir visualmente o que eu queria dizer com as palavras. O fio embolado da ilustração representa a cabeça do adolescente tentando entender quem é”, destacou Cadu.

Além de jornalista, Cadu é ator, roteirista e cineasta, e participou de produções como o curta-metragem “Ponto Final”, premiado em festivais nacionais e internacionais. “Eu me considero 100% da área da comunicação. A arte sempre esteve presente na minha vida, seja no jornalismo, no teatro ou na escrita”, afirmou.

O pré-lançamento de “O Eu Perdido” se encerra nesta quinta-feira, 22. Durante o período, o livro pode ser adquirido com desconto e brindes, incluindo marcador de página, artes ilustradas e um brinde especial. Os interessados podem garantir o exemplar no site da editora ou entrar em contato diretamente com o autor pelo WhatsApp (67) 9 8444-6669 ou pelo Instagram @cadupxavier.

“Espero que o livro ajude outras pessoas a se encontrarem e a entenderem que a vida é feita de fases. Às vezes, é preciso se perder um pouco para se descobrir de verdade”, finalizou Cadu durante a entrevista.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Recebido com feliz aniversário e aplausos, Marcos Pollon chega na caminhada pela Liberdade

O deputado federal Marcos Pollon (PL-MS) se uniu ao deputado Nikolas Ferreira na Caminhada pela Liberdade, mobilização que parte de Paracatu (MG) e segue...

Marcos Pollon destina R$ 850 mil em emendas para Três Lagoas

Os recursos fortalecem áreas estratégicas da administração pública municipal, com foco na ampliação da capacidade de atendimento à população e na melhoria da infraestrutura urbana.

Mutirão da Limpeza começa segunda-feira na Vila Piloto

Prefeitura de Três Lagoas disponibiliza caçambas para descarte de materiais que acumulam água e servem de abrigo a vetores de doenças A Prefeitura de Três...