34.6 C
Três Lagoas
domingo, 5 de maio, 2024

O caminho da Eldorado em Três Lagoas

28/08/2015 – Atualizado em 28/08/2015

Com três anos de existência, a empresa de celulose do grupo J&F aproveita o bom momento da commodity para chegar ao lucro em 2016

Por: Com informações Isto É

O mercado global de commodities está minguando, certo? Mais ou menos. Ao contrário do petróleo, do minério de ferro e da soja, que perderam mais de 50% de seu valor nos últimos dois anos, a cotação da celulose no mercado internacional tem se valorizado, com crise ou sem crise. Com preços em alta e exportação crescente, a Eldorado, uma das gigantes do setor no País, em plena recessão da economia brasileira está operando com 110% de sua capacidade. Mais: a empresa, criada pela holding J&F, da família Batista, dona do frigorífico JBS, está desembolsando R$ 8 bilhões no seu projeto Vanguarda 2.0, que prevê a construção de uma nova fábrica no município de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, que será inagurada em 2018.

Apesar dos problemas econômicos na China e Europa, a demanda pela matéria-prima não para de crescer. “Estamos com o nosso menor estoque de toda a nossa história, pois os chineses não deixarão de usar guardanapo e papel higiênico”, afirma José Carlos Grubisich, presidente da Eldorado. “Em todo o mundo, a demanda aumenta ano a ano e a celulose brasileira é mais valorizada lá fora.”

Apesar do crescimento da Eldorado, a companhia, ainda opera no vermelho, cinco anos após a inauguração de sua fábrica em Mato Grosso, por conta da maturação dos investimentos iniciais.

Para Grubisich, no entanto, o lucro já será uma realidade no ano que vem. O investimento bilionário na cidade de Três Lagoas, MS, segundo o executivo, melhorará a competitividade no cenário internacional e barateará os custos da empresa.

Além disso, a partir do primeiro semestre de 2018, com a nova fábrica em operação, a Eldorado aumentará sua capacidade para 3,7 milhões de toneladas por ano, pouco mais do que o dobro da atual produção.

Vista panorâmica da Eldorado

Presidente Grubisich

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Governo de MS envia aeronave para apoiar resgate e salvamento das vítimas das enchentes no RS

Governo do Rio Grande do Sul declarou situação de calamidade pública no estado, afetado pelos "eventos climáticos de chuvas intensas" ocorridos a partir de 24 de abril de 2024.

Indústria volta a gerar empregos em Três Lagoas e registra aumento de 194,4% nas contratações

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), também foram 8113 contratações e 7414 demissões foram computadas no município, resultando em um saldo de 699 novas vagas de emprego. Um desempenho muito acima da média registrada em MS, que registrou queda de -1,4% na geração de empregos no 1° trimestre do ano.

Brasil se torna livre de febre aftosa sem vacinação, informa governo

Novo status sanitário será submetido à organização internacional.