22 C
Três Lagoas
quinta-feira, 12 de março, 2026

Número de vítimas do Tufão Haiyan sobe para 3.621

16/11/2013 – Atualizado em 16/11/2013

Por: Agência Brasil

O balanço oficial do Tufão Haiyan subiu ontem para 3.621 mortos, segundo uma agência governamental. As Nações Unidas haviam divulgado que o número de mortos, com a passagem do tufão nas Filipinas, seria 4.460.

O porta-voz do Conselho Nacional para a Redução e a Gestão das Catástrofes Naturais (CNRGCN), Reynaldo Balido, afirmou ainda que há 1.140 pessoas dadas como desaparecidas. O balanço anterior apontava para 2.360 mortos e 77 desaparecidos.

Horas antes das declarações de Balido, o Gabinete das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários anunciara que o número de vítimas era 4.460, alegando ter recebido os números da unidade operacional regional do CNRGCN.

Balido explicou que o aumento agora divulgado baseia-se nas informações das autoridades locais, que ainda não tinham transmitido os dados mais recentes. “As operações de limpeza [das estradas e das cidades] continuam e veremos se há mais corpos sob os escombros”, acrescentou.

O Haiyan, um dos tufões mais poderosos jamais registados, atingiu o centro das Filipinas na sexta-feira passada (8), em particular as ilhas de Leyte e de Samar, onde algumas cidades foram quase arrasadas, deixando centenas de milhares de habitantes sem abrigo, água ou alimentos.

O presidente filipino, Benigno Aquino, estimou na terça-feira (12) que o balanço definitivo deveria ficar em 2.500 mortos, depois de a ONU ter citado a cifra de 10.000 mortos só na cidade de Tacloban, capital de Leyte.

Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

SUS vai usar antibiótico como prevenção após exposição a sífilis e clamídia

Norma do Ministério da Saúde autoriza uso profilático de medicamento na rede pública

Câmara aprova uso obrigatório de tornozeleira por agressores de mulheres

Medida segue para apreciação do Senado

Miss Três Lagoas 2026 abre inscrições gratuitas e sem limite de idade; prazo termina na segunda-feira

Interessadas podem se inscrever sem custo até segunda-feira na Academia Performance; concurso é dividido por categorias a partir dos 14 anos Estão abertas as inscrições...