23 C
Três Lagoas
quarta-feira, 31 de dezembro, 2025

Número de mortes entre profissionais da mídia sobe em 2011

Geral – 31/12/2011 – 12:12

Mais de 100 jornalistas e outros profissionais da mídia foram mortos em 2011, mais do que no ano passado, apontou a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) nesta sexta-feira, pedindo ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, ajuda na proteção da profissão.

A violência contra a mídia foi mais grave no Paquistão, no Iraque e no México. Em cada um desses países ocorreram 11 mortes neste ano. Um dos mortos no Iraque foi um jornalista freelancer que trabalhava para a Reuters, Sabah al-Bazee.

No total, 106 profissionais da mídia foram mortos em 2011, contra 94 em 2010. Além disso, 20 jornalistas ou outros funcionários do setor morreram em acidentes ou desastres naturais, segundo a federação.

A maioria dos citados pela FIJ era jornalistas que faziam coberturas de guerras ou conflitos. Também entre as vítimas estavam cinegrafistas, motoristas e membros de equipes jornalísticas.

A FIJ, sediada em Bruxelas, na Bélgica, afirmou que o volume de mortes em 2011 se deve ao fracasso de governos em proteger jornalistas e punir os responsáveis pela violência contra eles.

A FIJ representa mais de 600 mil jornalistas em 131 países.

Fonte: Terra

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Super Sete acumula e prêmio sobe para R$ 250 mil no próximo concurso

Concurso 791, sorteado na segunda-feira, não teve ganhadores na faixa principal A Caixa Econômica Federal realizou na noite de segunda-feira, 29 de dezembro de 2025,...

Lei autoriza poda ou corte de árvores em caso de omissão do órgão ambiental

Medida vale apenas para situações de risco e permite ação após prazo de 45 dias sem resposta Uma nova lei publicada no Diário Oficial da...

MP autoriza liberação do saldo do FGTS para demitidos que aderiram ao saque-aniversário

Pagamento será feito de forma escalonada até fevereiro de 2026 e pode beneficiar mais de 14 milhões de pessoas Trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário do...