Geral – 22/05/2012 – 15:05
Balanço do recadastramento foi divulgado nesta terça-feira (22), em Curitiba. MP recomenda que o nº de comissionados não ultrapasse o de concursados.
O vereador Celso Torquato (PSD) divulgou no plenário da Câmara Municipal de Curitiba nesta terça-feira (22) o resultado do recadastramento dos funcionários da Casa. A atualização faz parte de um pacote de medidas tomadas pelo novo presidente do Legislativo, João do Suco (PSDB), e vale para servidores estatutários e comissionados. Atualmente, são 236 servidores concursados e 507 comissionados.
Segundo a assessoria da Câmara, 111 vagas para servidores efetivos estão abertas e até o fim deste ano, devem ser chamados 45 servidores do último concurso para preenchê-las.
As 66 vagas restantes serão preenchidas por um próximo concurso que deve ser feito em 2013. Com o preenchimento das novas vagas, ao todo serão 347 concursados.
saiba mais
Funcionários da Câmara de Curitiba passam por recadastramento MP recomenda redução dos cargos comissionados na Câmara de CuritibaO número comissionados que hoje é mais que o dobro do número de cargos efetivos vai contra a recomendação do Ministério Público do Paraná (MP-PR), de 29 de fevereiro de 2011, que estabeleceu que até o dia 28 de maio o número de funcionários comissionados em órgãos públicos não poderia ultrapassar o número de servidores concursados. De acordo com um estudo, a Casa pode ter no máximo 303 funcionários comissionados. Ou seja, 204 a menos do que os atuais 507. Para se adequar a recomendação, estes funcionários devem ser demitidos.
O prazo de 90 dias para a adequação foi estabelecida com base em uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), já que a mesma situação foi identificada em outros legislativos. Na segunda-feira (21), vereadores apresentaram um projeto de lei para reduzir o número de cargos comissionados para 303. A proposta assinada já tramita nas comissões da Câmara e segundo a assessoria, a determinação do MP deve se cumprida.
Em entrevista à RPC TV, o segundo secretário da Câmara de Curitiba, Caíque Ferrante (PRP), disse que a readequação no quadro de funcionários será, através da lei, “de uma forma mais eficaz ainda que a própria recomendação do Ministério Público”. Sobre os 204 funcionários que ocupam cargos comissionados, Ferrante assegurou que “assim que o projeto for aprovado esses funcionários terão que ser demitidos”.
Fonte: G1


