19.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 9 de julho, 2026

Número de candidatas em eleições gerais é o maior em duas décadas

Este ano, 9.239 mulheres disputam um cargo eletivo.

Ao menos desde 2002, as eleições gerais não registram uma participação feminina tão expressiva, seja em números absolutos, com 9.239 candidatas, ou em proporção do total, com 33,81% das candidaturas aptas sendo de mulheres.

Os dados, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), levam em consideração somente as candidaturas aptas, ou seja, aquelas que atenderam a todos os critérios legais e formais e foram deferidas pela Justiça Eleitoral.

Em 2018, por exemplo, quando já valia a imposição aos partidos de que ao menos 30% de candidaturas femininas, as mulheres representaram 31% (8.075) dos candidatos aptos a receber votos. Em 2014, essa proporção foi de 28,81% (6.331).

Os números refletem até mesmo na corrida presidencial, em que há quatro mulheres na disputa pelo Planalto. Ao menos desde 2002 não há um número tão expressivo de mulheres disputando cargos eletivos.

Neste ano há também um recorde de candidatas que se declararam negras. São 1.706 que tiveram o registro deferidos, 18,47% de todas as candidaturas femininas. Em 2018 esse número era de 1.086, e de 647 em 2014.

O mesmo ocorre com as que se declararam indígenas, que são 77 neste ano, acima dos 48 de 2018 e de apenas 25 em 2014.

No total, as Eleições 2022 têm 27.329 candidaturas aptas, que disputam cargos para presidente, governador, deputado federal e deputado estadual.

O primeiro turno de votação está marcado para 2 de outubro. Eventual segundo turno para os cargos de presidente e governador ocorrerá em 30 de outubro.

Fonte: Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prefeitura conclui pavimentação de estacionamento da Lagoa Maior e entrega novas estruturas de acessibilidade

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), concluiu mais uma importante melhoria em um dos...

Golpe da falsa filha faz mulher de 57 anos perder R$ 1,5 mil em Três Lagoas

Criminoso usou foto no WhatsApp, fingiu estar com urgência para pagar uma conta e convenceu a vítima a fazer depósito em dinheiro

Operação desmonta facções criminosas e leva 14 para a cadeia em Três Lagoas

Ação integrada cumpriu mandados em MS e MT, apreendeu drogas, armas, celulares e teve como alvo integrantes de organizações criminosas investigadas por homicídios e tentativas de assassinato