14 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de junho, 2026

Novo Plano Diretor é aprovado em sessão marcada por tensão, protestos e embate entre vereadores

Projeto que redefine o futuro urbano da cidade foi aprovado por 11 votos a 4 após sessão extraordinária com plenário lotado, manifestações populares e discussões acaloradas entre parlamentares

Em uma sessão extraordinária marcada por forte tensão política, protestos e intensos debates, a Câmara Municipal de Três Lagoas aprovou na noite desta terça-feira, 23, o Projeto de Lei nº 89/2026, que promove a atualização do Plano Diretor do município e estabelece novas diretrizes para o desenvolvimento sustentável da cidade nos próximos anos.

A proposta foi aprovada por 11 votos favoráveis contra 4 contrários, após a análise e aprovação de cinco emendas modificativas incorporadas ao texto original. O projeto vinha sendo alvo de discussões nas últimas semanas e provocou grande mobilização popular, reunindo mais de 150 pessoas no plenário da Câmara durante a votação.

Representantes de movimentos sociais, ambientalistas, professores universitários e moradores acompanharam a sessão e manifestaram preocupação com possíveis impactos urbanísticos e ambientais que a nova legislação pode provocar no município. Em diversos momentos, o clima ficou tenso, com protestos, gritos e interrupções no plenário.

Já os parlamentares favoráveis defenderam que Três Lagoas precisava urgentemente atualizar o Plano Diretor para acompanhar o crescimento urbano e criar condições mais modernas para o desenvolvimento econômico da cidade. Os defensores do texto destacaram que todas as comissões permanentes da Casa emitiram parecer favorável quanto à legalidade e constitucionalidade da proposta.

Diante das manifestações do público, o presidente da Câmara, Antônio Empeke Junior, o Tonhão (PSDB) precisou intervir diversas vezes para restabelecer a ordem no plenário. A sessão foi marcada por aplausos, vaias e momentos de grande tensão entre vereadores e participantes que acompanhavam a votação.

Antes da aprovação final, as cinco emendas apresentadas ao projeto também passaram pelo plenário e receberam aprovação por maioria. Na sequência, o texto consolidado retornou às comissões para pareceres finais e posteriormente foi submetido à votação definitiva. Com a aprovação no Legislativo, o novo Plano Diretor segue agora para sanção do prefeito Cassiano Maia (PP).

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Operação policial desmonta braço de facção e prende trio suspeito de matar casal em Três Lagoas

Ação conjunta entre policiais de Três Lagoas e Paranaíba captura três investigados ligados a organização criminosa envolvida em tentativas de homicídio no bairro São João

Trio é preso com drogas e mais de R$ 30 mil em produtos furtados em MS

Investigação da Polícia Civil revelou esquema criminoso em que mercadorias furtadas eram trocadas por drogas, onde suspeitos foram capturados em flagrante

Homem cai em golpe de falso anúncio e perde mais de R$ 14 mil ao tentar comprar veículo em MS

Vítima viajou até outra cidade para fechar negócio de uma Fiat Strada anunciada no Facebook, fez diversos depósitos e descobriu tarde demais que tudo era uma fraude