23.9 C
Três Lagoas
segunda-feira, 29 de abril, 2024

Novas espécies de animais são descobertas por pesquisadores em locais pouco conhecidos de MS

20/03/2018 08h46

Investimentos em projetos de pesquisa estão ajudando nas descobertas

Por: Da Redação

Com a ajuda de projetos e estudos, pesquisadores estão cada vez mais descobrindo novas espécies de animais em lugares pouco conhecidos na região pantaneira de Mato Grosso do Sul. Na Serra do Amolar, pedaço do Pantanal pouco conhecido, um grupo de pesquisadores encontrou um Meia Lua do Cerrado, pássaro somente encontrado em outros estados, até então.

De acordo com a bióloga Maristela Benites, especialista em aves, é muito importante estudar os diversos biomas que se encontram com o Pantanal, pois são áreas necessárias para levantamentos científicos. “Nossa expectativa é encontrar outras espécies que nós não temos registros hoje no Brasil, mas que têm ocorrência na Bolívia. Então, essa região do Pantanal e da Serra do Amolar é fronteiriça à Bolívia”, afirmou a bióloga.

A expedição dos pesquisadores faz parte do Projeto de Rede da Proteção e Conservação da Serra do Amolar, mantido pelo Instituto Homem Pantaneiro em parceria com outras organizações. O principal objetivo dos profissionais é estudar o bioma e, em meio aos grandes impactos ambientais, preservar a região.

Além de conhecer e catalogar a biodiversidade da Serra do Amolar, o projeto de monitoramento pretende unir as comunidades ribeirinhas a este conhecimento para que juntos possam lutar pela preservação do patrimônio.

“Nós temos nessa região, também, as comunidades ribeirinhas que atuam nesse espaço e têm uma relação com o ambiente e como que isso pode ser tratado. Com educação ambiental, com respeito à natureza. E como transformar esse conhecimento que a gente vêm adquirindo em torno desse monitoramento da biodiversidade? Como transformar esse conhecimento em uma linguagem acessível à comunidade? Então, a importância da ciência cidadã nesse processo”, explicou Simone Mamede, bióloga especialista em educação ambiental.

Por: TV Morena

Serra do Amolar é uma parte pouco conhecida do Pantanal (Foto: Reprodução/TV Morena)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prefeitura de Três Lagoas divulga calendário de feriados e pontos facultativos do mês de maio e junho

A Prefeitura de Três Lagoas publicou no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Mato Grosso do Sul (ASSOMASUL) na última sexta-feira, 26 de...

Google veta impulsionamento eleitoral em 2024 após exigências do TSE

Após decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Google proibiu que campanhas políticas sejam impulsionadas pela ferramenta de anúncios. Assim, tanto o buscador quanto o...

Retomada da construção da UFN3 em Três Lagoas deve contar com investimento na malha ferroviária

Unidade de Fertilizantes Nitrogenados em Três Lagoas promete ser a maior fábrica da América Latina; visita técnica avalia retomada das obras paralisadas há uma...