20.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 26 de março, 2026

Nova York inaugura o primeiro centro para idosos homossexuais dos EUA

Geral – 03/03/2012 – 10:03

NOVA YORK (AFP) – A cidade de Nova York inaugurou esta semana o primeiro centro de idosos nos Estados Unidos exclusivamente dedicado aos homossexuais, depois de um acordo entre a prefeitura e uma organização dedicada a melhorar a vida dos idosos dessa comunidade.

O SAGE Center, localizado no bairro Chelsea – coração de Manhattan -, faz parte de um programa de oito empreendimentos especiais lançados pela prefeitura de Nova York para melhorar a vida dos idosos da cidade.

“É o primeiro centro do tipo nos Estados Unidos para gays, lésbicas, bissexuais e transexuais (LGBT) idosos”, indicou Christopher Miller, porta-voz do Departamento para a Terceira Idade da Cidade de Nova York.

O centro oferece programas vinculados à arte, alimentação, saúde e bem-estar, segundo o SAGE (Serviços e Apoio aos LGBT).

O objetivo é que os idosos homossexuais possam envelhecer com boa saúde, segurança financeira e amplo apoio da comunidade, de acordo com o SAGE, fundado em 1978 e com 21 filiais em todos os Estados Unidos.

Segundo a organização, os idosos da comunidade homossexual geralmente evitam procurar estes serviços por temer a discriminação e têm uma tendência a se isolar, em particular quando se encontram numa situação de vulnerabilidade, o que tem um enorme impacto em sua saúde e bem-estar.

Este primeiro centro abrange cinco distritos de Nova York (Manhattan, Bronx, Brooklyn, Queens, Staten Island) e, no momento, não há planos para abrir outros lugares similares.

Nova York abriga a maior população urbana dos Estados Unidos composta por lésbicas, gays e homossexuais, segundo a prefeitura.

Além disso, no total, a cidade conta atualmente com 1,3 milhão de idosos (numa população de 8,17 milhões de pessoas). Espera-se um crescimento de 46% neste segmento de idade nos próximos 25 anos.

Junto com o lar para homossexuais, a iniciativa da prefeitura de Nova York visando a população de terceira idade inclui um inovador centro, também apresentado como o primeiro dos Estados Unidos, para proporcionar serviços aos idosos cegos ou com problemas de visão denominado “Visions”.

Fonte: AFP

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Quinta-feira será de tempo instável e risco de tempestades em Três Lagoas

Frente fria aumenta chances de chuva intensa e mantém temperaturas mais amenas na região.

Hospital Auxiliadora conquista reconhecimento nacional como UTI Top Performer e reafirma excelência em terapia intensiva

A Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e a Epimed Solutions anunciaram nesta semana os resultados da edição 2026 da certificação anual que reconhece...

Tráfico escancarado em plena luz do dia termina com prisão de suspeito pela Força Tática

Suspeito foi flagrado vendendo maconha e acabou detido com droga dentro de casa usada como ponto de venda.