22.2 C
Três Lagoas
domingo, 27 de abril, 2025

Nova regra que evita cera de goleiros será usada no Mundial de Clubes

A Associação Internacional de Futebol (IFAB) aprovou, durante sua 139ª Reunião Geral Anual, uma mudança na Lei 12.2, que trata do tiro livre indireto. A partir de agora, se um goleiro segurar a bola por mais de oito segundos, o árbitro deverá conceder um escanteio ao time adversário, e não mais um tiro livre indireto, como previa a regra anterior.

A alteração, que entra em vigor no Mundial de Clubes de 2025, tem como objetivo principal reduzir a chamada “cera”, a prática de goleiros que demoram propositalmente para recolocar a bola em jogo, atrasando o ritmo da partida. A regra atual, que prevê um tiro livre indireto nesses casos, raramente é aplicada pelos árbitros, o que levou a IFAB a buscar uma solução mais eficaz.

A nova norma foi testada em competições como o sub-21 da Premier League e em partidas em Malta. No país mediterrâneo, por exemplo, os goleiros seguraram a bola 796 vezes durante os testes, mas nunca ultrapassaram o limite de oito segundos.

A nova regra será implementada pela primeira vez no Mundial de Clubes de 2025, que será disputado nos Estados Unidos a partir de 15 de junho. O torneio contará com a participação de quatro clubes brasileiros: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras. 

Especialistas acreditam que a alteração pode acelerar o ritmo das partidas, reduzindo interrupções e aumentando o tempo efetivo de jogo. Além disso, a mudança pode forçar os goleiros a se adaptarem a uma dinâmica mais ágil, o que pode influenciar até mesmo as táticas defensivas das equipes.

A decisão da IFAB foi tomada em conjunto com a FIFA, que busca modernizar as regras do futebol para torná-lo mais dinâmico e atrativo para o público. A reunião, organizada pela Federação de Futebol da Irlanda do Norte, também discutiu outras propostas de mudanças nas leis do jogo, mas a alteração na Lei 12.2 foi a mais significativa aprovada.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Dólar cai e bolsa sobe com trégua na guerra comercial

O dólar sofreu sua sexta queda consecutiva, fechando a R$ 5,687 na última sexta-feira (25), com recuo de 0,08%. A moeda acumulou uma queda...

MS investiga ataque fatal de onça no Pantanal; animal está sob cuidados no CRAS

A onça-pintada capturada pela Polícia Militar Ambiental (PMA) após o ataque que resultou na morte de um caseiro no Pantanal foi levada ao Centro...

Fiocruz acende alerta para avanço de síndromes respiratórias graves no país

Treze estados e o Distrito Federal estão em alerta para o aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), segundo o mais recente...