35.7 C
Três Lagoas
sábado, 24 de janeiro, 2026

Nova regra do Pix reforça segurança contra golpes a partir de fevereiro

Atualização do Mecanismo Especial de Devolução amplia o rastreamento de valores e aumenta as chances de recuperação em casos de fraude

A partir do dia 2 de fevereiro, entram em vigor novas regras que ampliam a segurança do Pix em todo o país. As mudanças envolvem o Mecanismo Especial de Devolução, ferramenta criada pelo Banco Central para possibilitar a devolução de valores em casos de fraude, golpes ou situações de coerção, e passam a ser obrigatórias para todas as instituições financeiras que oferecem o sistema de pagamento instantâneo.

A principal novidade está no aprimoramento do rastreamento do dinheiro. Antes da atualização, a devolução dos valores só era possível a partir da conta que recebeu originalmente o recurso. Caso o montante fosse transferido rapidamente para outras contas, prática comum em golpes, o rastreamento era interrompido.

Com a nova regra, o Mecanismo Especial de Devolução passa a identificar todas as contas por onde o dinheiro circulou após a fraude. As informações serão compartilhadas entre as instituições financeiras envolvidas, permitindo o bloqueio e a tentativa de devolução dos valores em até 11 dias após a contestação feita pelo cliente.

Segundo o doutor em Computação e professor do campus Alphaville do Mackenzie, Cleórbete Santos, a nova versão utiliza tecnologia de rastreamento em grafo, que permite acompanhar automaticamente o caminho percorrido pelo dinheiro. De acordo com ele, o sistema consegue identificar transações mesmo que o valor tenha passado por até cinco contas diferentes.

Antes da mudança, esse acompanhamento era feito de forma manual e se limitava apenas à primeira conta que recebeu o dinheiro. A funcionalidade estava disponível de forma facultativa desde novembro de 2025, mas passa a ser obrigatória a partir de fevereiro deste ano.

Desde outubro do ano passado, os participantes do Pix também são obrigados a oferecer, nos aplicativos bancários, uma opção simplificada para contestação de transações, sem a necessidade de atendimento humano.

Apesar do avanço tecnológico, especialistas alertam que o acionamento do mecanismo não garante automaticamente a devolução do dinheiro. É necessário que ainda exista saldo disponível nas contas envolvidas, o que torna fundamental que a vítima registre a contestação o mais rápido possível após perceber o golpe.

Além das novas regras, a orientação é que os usuários mantenham atenção redobrada. Golpistas costumam utilizar mensagens com tom de urgência e apelo emocional para induzir transferências imediatas. A recomendação é sempre confirmar pedidos de dinheiro por ligação ou chamada de vídeo, mesmo quando a mensagem aparentar ser de alguém conhecido.

Os bancos reforçam que não solicitam dados pessoais, códigos de verificação ou transferências por telefone, SMS ou aplicativos de mensagens. Em caso de suspeita, a orientação é encerrar o contato e comunicar imediatamente a instituição financeira pelos canais oficiais.

Entre as medidas preventivas indicadas estão o ajuste dos limites de transferência, a ativação da autenticação em dois fatores, a conferência cuidadosa dos dados do destinatário antes de concluir o Pix e o compartilhamento de informações sobre golpes mais comuns com familiares e amigos.

As mudanças representam mais um avanço no fortalecimento da segurança do Pix, mas reforçam que a combinação entre tecnologia e cautela do usuário segue sendo essencial para evitar prejuízos.

Com informações do Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

SUS inicia vacinação contra a dengue em profissionais da saúde a partir de fevereiro

Imunização será feita com vacina nacional de dose única e deve alcançar mais de 1 milhão de trabalhadores da atenção primária O Sistema Único de...

ProUni abre inscrições na próxima semana com recorde de bolsas em 2026

Programa do MEC ofertará 594 mil bolsas integrais e parciais para cursos de graduação e tecnológicos em instituições privadas O Programa Universidade para Todos ProUni...

IFMS oferta mais de 1,6 mil vagas em cursos técnicos gratuitos para 2026

Inscrições seguem até dezembro e formações semipresenciais serão ofertadas em 17 municípios de Mato Grosso do Sul O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul...