28 C
Três Lagoas
quarta-feira, 1 de julho, 2026

Nova lei beneficia gestantes e pessoas obesas em transporte público

02/02/2018 09h29

Anteriormente, a passagem pelas catracas era obrigatória.

Por: Da redação

Pessoas obesas e gestantes estão desobrigadas a passarem pela “catraca”, quando embarcarem e desembarcarem em veículos que operam no transporte público de passageiros no Município. O benefício é fruto da lei nº 3.362, de 05 de dezembro de 2017, promulgada pela Prefeitura de Três Lagoas.
A publicação no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Mato Grosso do Sul, diz que a lei será válida às gestantes e pessoas obesas, ressaltando que esses passageiros não estão isentas do pagamento da tarifa cobrada nos transportes públicos.

CRITÉRIOS

A lei ressalta também, que: “entende-se como estado gestacional avançado a mulher que apresenta sinais notórios de gravidez; e no caso de pessoas obesas, a pessoa que tiver dificuldades em passar pela catraca ou que tiver dificuldade de locomoção”.

O passageiro nessas condições para ser dispensado da passagem pela catraca deverão adotar alguns procedimentos: comunicar ao motorista ou cobrador que não passará pela catraca em função de sua condição, efetuar o pagamento normalmente da passagem e em seguida girar a catraca.

Lembrando também que não haverá restrição no veículo público em relação à quantidade de passageiros, sejam eles obesos ou gestantes que serão beneficiados por essa lei, salvo em relação à lotação máxima permitida.

PUBLICIDADE

Após a publicação da lei, a empresa de transporte coletivo do município promoverá a divulgação do direito assegurado pela mesma, na parte interna dos ônibus e também através dos funcionários.

Por Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Militar morre após ser baleado por disparos de fuzil durante confronto em MS

SD PM Marcelo Pimenta, de 32 anos, foi atingido durante tentativa de abordagem a suspeitos armados e não resistiu aos ferimentos no hospital

Maior mutirão da história de Três Lagoas promete atender até 15 mil pessoas em cinco dias

Titular da SMS e diretor de Regulação detalham megaestrutura inédita, convoca população a atualizar cadastro e garante força-tarefa para reduzir filas históricas que aguardam atendimento desde 2021

Nasce Ramez, primeiro filho de Tonhão e Mayeny Empke

Bebê nasceu às 7h57, com 4,060 kg e 51 cm, em um momento de emoção e gratidão para a família Empke