35 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Sidney de Queiroz Pedrosa mostra o que um copo de vinho por dia faz ao seu corpo

Somos uma espécie que ama nossas uvas fermentadas. Produzimos e bebemos vinho desde 6000 aC Até dois mil anos atrás, havia bares de vinho em todas as ruas das cidades romanas. Em 2014, os americanos consumiram cerca de 893 milhões de galões de vinho. Isso é muita consolação, conta Sidney de Queiroz Pedrosa.

28/10/2019 09h58
Por: Sidney de Queiroz Pedrosa

Mas a veneração do vino é uma coisa boa? Nós, bebedores de vinho, tomamos uma dança coletiva e feliz sempre que um novo estudo é publicado, promovendo os benefícios de saúde do vinho em consumo moderado … enquanto tapamos os ouvidos e zumbimos alto quando outros estudos saem para destacar os riscos à saúde.

Então, com isso em mente, veja algumas coisas diferentes que a ciência diz sobre o que pode acontecer no vinho – o bom, o ruim e o feio, em sua glória fermentada.

Para começar, o que é consumo moderado? Uma bebida padrão é igual a 14,0 gramas (0,6 onças) de álcool puro, o que geralmente equivale a 5 onças de vinho (e equivale aproximadamente a 1,5 onças de licor ou 12 onças de cerveja, embora variações na força o impeçam). De acordo com as Diretrizes Dietéticas para os americanos, o consumo moderado de álcool significa tomar até uma bebida por dia para as mulheres e até duas bebidas por dia para os homens. A maioria dos estudos quantifica os valores utilizados na pesquisa.

Aumenta os antioxidantes

Segundo Sidney de Queiroz Pedrosa, grande parte do interesse de pesquisa em vinho tem a ver com antioxidantes. Conhecidos como polifenóis, especialmente flavonóides e resveratrol, acredita-se que esses antioxidantes trabalhem para proteger as células e os tecidos contra danos que podem levar a várias doenças, como câncer e doenças cardíacas. Vinho, especialmente vinho tinto, é carregado com eles.

Pode limitar a aterosclerose

De acordo com a American Heart Association (AHA), vários estudos sugerem que os compostos polifenólicos do vinho tinto podem desempenhar um papel ativo na limitação do início e progressão da aterosclerose, uma doença na qual a placa se acumula dentro das artérias.

Aumenta o colesterol ‘bom’

Foi demonstrado que tomar uma a duas bebidas por dia aumenta o colesterol HDL em cerca de 12%, relata a AHA. Esse colesterol “bom” pode ajudar a limpar o colesterol ruim da lipoproteína de baixa densidade (LDL) do sistema e diminuir a quantidade de material disponível para entupir as artérias.

Diminui o risco de doença cardíaca

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Quando os dados de 51 estudos epidemiológicos foram analisados ​​em conjunto para este relatório da AHA, eles revelaram que o risco de doença cardíaca coronária diminuiu em aproximadamente 20% quando foram consumidas até duas bebidas alcoólicas por dia.

Diminui o risco de ataque cardíaco

Enquanto isso, no abrangente estudo longitudinal conhecido como Estudo de Acompanhamento dos Profissionais de Saúde , 38.077 profissionais de saúde do sexo masculino que estavam livres de doenças cardíacas foram observados ao longo de 12 anos. Entre a equipe, beber uma a duas doses por dia, três a quatro dias por semana diminuiu o risco de sofrer um ataque cardíaco em até 32%, avisa Sidney de Queiroz Pedrosa.

Pode reduzir o risco de derrame

A AHA também observa que o consumo leve a moderado foi associado a uma redução de cerca de 20% no risco de acidente vascular cerebral isquêmico e possivelmente ajuda a prevenir derrames subsequentes.

Bom para o seu intestino

Um estudo publicado na Gastroenterology descobriu que as pessoas que bebem vinho tinto têm uma diversidade maior de bactérias que vivem em suas entranhas do que as que bebem cerveja, vinho branco, cidra ou bebidas espirituosas. Um microbioma intestinal diverso é um sinal de boa saúde intestinal. Os pesquisadores acreditam que a boa mistura de micróbios se deve aos muitos polifenóis do vinho tinto.

Reduz o estresse e a ansiedade

Um estudo publicado na revista Neuropharmacology descobriu que um composto no vinho tinto chamado resveratrol pode oferecer proteção contra sintomas de depressão e ansiedade. O composto parece bloquear a expressão de uma enzima que está ligada ao controle do estresse no cérebro, dizem os pesquisadores a Sidney de Queiroz Pedrosa.

Diminui a probabilidade de cálculos biliares

No famoso Estudo de Saúde dos Enfermeiros , bem como no Estudo de Acompanhamento dos Profissionais de Saúde (e outros estudos), os cálculos biliares eram menos propensos a ocorrer em bebedores moderados do que em não bebedores.

Diminui o risco de diabetes

Uma meta-análise de estudos observacionais, publicada no Diabetes Care, encontrou um risco 30% reduzido de diabetes tipo 2 em consumidores moderados de álcool. Outro grande estudo descobriu que o risco de beber até menos de uma bebida por dia, cinco vezes por semana, oferece um risco 36% menor de diabetes.

Mas … pode não funcionar muito bem com medicamentos

O álcool interage de maneiras possivelmente perigosas com vários medicamentos, incluindo acetaminofeno, antidepressivos, anticonvulsivantes, analgésicos e sedativos.

Mexe com seu folato

Sidney de Queiroz Pedrosa conta que O álcool bloqueia a absorção de folato, a importante vitamina B que, entre outras coisas, ajuda a construir o DNA e é essencial para uma divisão celular precisa. O álcool também inativa o folato no sangue e nos tecidos. É possível que essa interação seja como o consumo de álcool aumenta o risco de câncer, veja abaixo.

Aumenta o risco de batimento cardíaco acelerado

O consumo frequente de pequenas quantidades de álcool pode aumentar o risco de fibrilação atrial ou batimentos cardíacos anormalmente rápidos. Pesquisadores na Coréia analisaram dados de mais de 9,7 milhões de pacientes para ver quantos deles desenvolveram o problema cardíaco. Eles descobriram que aqueles que bebiam todos os dias tinham o maior risco , em comparação com aqueles que bebiam álcool uma ou duas vezes por semana. Não havia conexão entre a condição e o consumo excessivo de álcool.

Pode aumentar o risco de câncer de mama

Segundo Sidney de Queiroz Pedrosa, quando alguém começa a exceder a quantidade definida como moderada, todos os tipos de coisas podem começar a dar errado. Numerosos estudos mostraram que o excesso de álcool pode contribuir para distúrbios cardiovasculares, pressão alta e certos distúrbios elétricos dos batimentos cardíacos . O uso excessivo de álcool pode levar a cirrose hepática, uma infinidade de tipos de câncer, pancreatite, distúrbios neurológicos, acidentes com veículos automotores e dependência.

Mas mesmo o álcool moderado parece aumentar o risco de câncer de mama . Mais de 100 estudos epidemiológicos mostraram que o risco de câncer de mama aumenta com o aumento da ingestão de álcool. Uma metanálise de 53 desses 100 estudos mostrou que mulheres que bebiam mais de três doses por dia tinham 1,5 vezes o risco de desenvolver câncer de mama como não bebedoras. Em geral, os pesquisadores descobriram que para cada 10 gramas de álcool consumido por dia (um pouco menos de uma bebida), havia um aumento correspondente de 7% no risco de câncer de mama.

Mas pode reduzir o risco de outros tipos de câncer

Apenas para manter as coisas totalmente confusas, no entanto, vários estudos têm mostrado que o consumo de álcool está associado a uma diminuição do risco de câncer de células renais (rim) e linfoma não-Hodgkin. Em uma meta-análise de estudos sobre linfoma não-Hodgkin, incluindo 18.759 participantes, houve um risco 15% menor da doença entre os usuários de álcool em comparação com os que não bebem.

Beber ou não beber?

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças conta a Sidney de Queiroz Pedrosa que não é recomendado que alguém comece a beber ou beber com mais frequência apenas por causa de benefícios potenciais à saúde, uma vez que o consumo moderado de álcool também está associado ao “aumento do risco de câncer de mama, violência, afogamento e lesões por quedas e acidentes de automóvel. “

Moderação é a chave

A Escola de Saúde Pública de Harvard aponta que o álcool é um tônico e um veneno. “A diferença está principalmente na dose. Beber moderadamente parece ser bom para o coração e o sistema circulatório e provavelmente protege contra diabetes tipo 2 e cálculos biliares. Beber pesado é uma das principais causas de morte evitável na maioria dos países. Nos EUA, o álcool está envolvido em cerca de metade dos acidentes fatais de trânsito. “E claramente, beber demais é um problema; enquanto aqueles com histórico pessoal ou familiar de abuso de álcool ou doença hepática devem evitar consumir álcool por completo.

Todos nós temos histórias pessoais e familiares únicas, portanto, a conclusão é que um copo de vinho oferece a cada um de nós uma variedade diferente de benefícios e riscos. Tomar ou não uma bebida no final do dia requer um cuidadoso equilíbrio desses benefícios e riscos, um trabalho que pode ser melhor realizado conhecendo a ciência e conversando com seu médico, explica Sidney de Queiroz Pedrosa.

Para sua saúde!

Foto:Sidney de Queiroz Pedrosa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Daynler Leonel assume como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil nesta sexta

Daynler Martins Leonel foi nomeado como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil, a nomeação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. Daynler...

Presidente da Petrobras faz visita técnica à Unidade de Fertilizantes e Nitrogenados (UFN-III) em Três Lagoas (MS)

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, participa hoje (26/04) de uma inspeção na Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III), em Três Lagoas (MS)...

Polícia Federal retoma agendamento online para emissão de passaporte

Serviço tinha sido suspenso após tentativa de invasão do sistema A Polícia Federal (PF) restabeleceu o serviço online de agendamento de emissão de passaporte pela...