35 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Para combater proliferação do Aedes aegypti, prefeitura continua utilização da bomba de fumacê

Borrifação se faz necessária onde foi constatado maior número de casos notificados de dengue e elevados índices de infestação do mosquito

17/10/2018 10h07
Por: Deyvid Santos

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio das equipes do Setor de Endemias e Controle de Vetores da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento, vem intensificando ações de controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti com aplicação de inseticida em várias regiões urbanas, o conhecido bloqueio químico.

Esta ação, reiniciada em 22 de setembro, no Bairro Interlagos e parte do Bairro Lapa e, posteriormente, no Bairro Santos Dumont e parte do Bairro Santa Rita, nesta semana, deverá partir para o condomínio “Portal das Águas”, localizado no final da Avenida Capitão Olyntho Mancini.

“São nove quadras desse condomínio que deverão receber o bloqueio químico, por meio de equipamento pesado e acoplado sobre um veículo da SMS”, explicou o coordenador do Setor de Promoção da Saúde e também responsável pelas ações de bloqueio químico, Waldir José de Souza.

Como ressaltou Waldir, na aplicação do inseticida contra os mosquitos, a SMS de Três Lagoas segue as Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue do Ministério da Saúde, usando o sistema de borrifação do produto Malathon, misturado com água e não inflamável, pelo sistema de bomba Ultra Baixo Volume (UBV), popularmente conhecido pela população como “fumacê”.

A borrifação deverá ser feita no período da manhã, das 5h às 8h e no final da tarde e à noite, no horário das 18h às 22h, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde.

Como consta nas Diretrizes do Ministério da Saúde para esta ação específica, a aplicação do fumacê será em quatro ciclos consecutivos, nos mesmos horários e locais, para obtermos mais resultados na eliminação do mosquito Aedes aegypti, vetor da Dengue, Zica vírus e outras doenças.

“A aplicação do produto não possui efeito residual. Isso quer dizer que o efeito do inseticida não permanece por muito tempo. Por isso, é importante que as pessoas abram as portas e janelas de suas casas para que nosso trabalho obtenha resultados e elimine as fêmeas dos mosquitos adultos, que costumam entrar nas residências nesses horários”, recomendou Waldir.

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES

O produto, usado pela Vigilância em Saúde e Saneamento da SMS de Três Lagoas não oferece perigo à saúde das pessoas, mas é necessário seguir orientações importantes para a obtenção de melhores resultados na eliminação dos mosquitos e também para evitar algum dano que possa ocorrer à saúde das pessoas e animais de estimação.

É importante também cobrir todos os alimentos e não deixá-los expostos, pelo menos durante a borrifação até uma hora e meia depois. Cobrir também gaiolas de passarinhos de estimação e aquários de peixes ornamentais.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

No entanto, se a pessoa “apresentar qualquer tipo de reação alérgica ao produto deve procurar imediatamente o médico na Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência”, recomendou o coordenador Alcides.

MEDIDA EMERGENCIAL

A aplicação do “fumacê” é uma medida emergencial de conter o avanço da proliferação do mosquito Aedes aegypti, porque o ideal e o normal é que a população cuide constantemente nas ações de localizar e eliminar todo e qualquer criadouro nas suas casas e quintais, como têm orientado as equipes de Vigilância em Saúde e Saneamento da SMS

Segundo informações da SMS, a medida se tornou necessária nesses locais porque aumentaram os casos notificados de dengue nessas localidades.

Os critérios para a escolha dos Bairros que deverão receber o bloqueio químico “levam em consideração os casos notificados de dengue, o resultado da captura das armadilhas do MI- Aedes aegypti (Monitoramento Inteligente) e os relatórios do LIRA (Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes)”, explicou Waldir.

Usa-se o fumacê como “último recurso de reduzir a população de mosquitos alados, pois o produto não mata as larvas, fica no ar por pouco mais de uma hora e meia e elimina apenas os mosquitos que estão na área de alcance do inseticida”, completou o coordenador de Promoção da Saúde.

Informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Três Lagoas

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Presidente da Petrobras faz visita técnica à Unidade de Fertilizantes e Nitrogenados (UFN-III) em Três Lagoas (MS)

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, participa hoje (26/04) de uma inspeção na Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III), em Três Lagoas (MS)...

Polícia Federal retoma agendamento online para emissão de passaporte

Serviço tinha sido suspenso após tentativa de invasão do sistema A Polícia Federal (PF) restabeleceu o serviço online de agendamento de emissão de passaporte pela...

Saúde inicia 4ª etapa do “Encoleira Cão”, pesquisa que visa o combate à Leishmaniose canina

As equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciaram nesta semana a 4ª etapa do...