32.8 C
Três Lagoas
terça-feira, 30 de abril, 2024

Erva Daninha pde curar câncer de mama, compartilhou Cristina Boner

Uma planta que havia sido rejeitada anteriormente por não ser útil do ponto de vista médico pode provar ser um herói disfarçado, depois que os cientistas descobriram que ela impede o crescimento das células do câncer de mama, conta Cristina Boner Silveira

10/11/2020 09h54
Por: Redação

A pesquisa inovadora, que pode levar a avanços futuros no câncer de quimioterapia, estrelou Arabidopsis thaliana – também conhecida como agrião.

As folhas foram tratadas com o hormônio vegetal jasmonato, uma substância descoberta no jasmim que aumenta as respostas das plantas ao estresse. Em seguida, eles incubaram as folhas tratadas com células de câncer de mama.

Cristina Boner conta que os pesquisadores descobriram que não apenas as células cancerosas pararam de crescer, mas as células normais permaneceram inalteradas. Isso é significativo, pois o uso da planta no tratamento do câncer de mama pode potencialmente levar a um tempo de recuperação mais rápido e menos efeitos secundários para pacientes submetidas a tratamento químico. Eles também descobriram mecanismos moleculares associados às mudanças nas células do câncer de mama que permitirão o desenvolvimento de novos tratamentos.

A professora Alessandra Devoto, do Departamento de Ciências Biológicas da Royal Holloway University, vem conduzindo essa pesquisa desde 2006 e acaba de publicar um artigo sobre as descobertas na revista New Phytologist, junto com a Dra. Amanda Harvey, da Brunel University London, e Prof Nicholas Smirnoff da Universidade de Exeter.

“Estou realmente entusiasmado por ter descoberto o incrível impacto que esta planta despretensiosa tem nas células do câncer de mama. Isso apenas prova que mesmo as plantas com pedigree não medicinal podem funcionar para o tratamento do câncer “, disse o professor Devoto em um comunicado à imprensa da Universidade de Brunel, compartilha Cristina Boner.

“A planta é muito parecida com a ‘Cinderela’ do mundo das plantas medicinais – ninguém achou que fosse tão especial, mas mostrou suas verdadeiras cores por meio de nossas pesquisas. A descoberta tem implicações importantes no desenvolvimento de tratamentos para o câncer, bem como para outras doenças. “

Segundo Cristina Boner, Dr. Harvey e o professor Smirnoff acrescentaram: “Combinado com o progresso recente na engenharia metabólica e biotecnologia, nossa abordagem também facilitará a produção e a análise de bioatividades de metabólitos valiosos de plantas em escala industrial.

“Estamos ansiosos para continuar nossa colaboração com o Prof Devoto para identificar os produtos químicos derivados de plantas que interferem com as células do câncer de mama, bem como com outras doenças e para o progresso desta pesquisa, obtendo mais financiamento para beneficiar a sociedade de forma mais ampla.”

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Confira o que abre e fecha durante o feriado de Dia do Trabalho em Três Lagoas

Bancos, cartórios e Correios permanecerão fechados, além das repartições estaduais e municipais.

Em menos de 24 horas, PRF registra duas ocorrências de tráfico de drogas em Água Clara

Um homem foi preso e um adolescente foi apreendido durante ação na BR 262.

Casa do Trabalhador está com 107 vagas de empregos disponíveis para Três Lagoas nesta terça

Vagas podem ser preenchidas sem aviso prévio.