20.7 C
Três Lagoas
terça-feira, 7 de maio, 2024

Crianças recebem atendimento especial na ESF Santa Rita

Juntamente com atividades lúdicas e recreativas, as crianças passaram por avaliações de peso e medida, orientações sobre alimentação, saúde bucal e verificação e controle da Caderneta de Vacinação.

04/10/2018 14h24
Por: Laís Eger Penha / Por Assessoria de Imprensa

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da equipe da unidade de Estratégia de Saúde da Família – ESF Santa Rita, promoveu uma série de ações, especialmente voltadas às crianças de famílias atendidas por esta unidade, na quarta-feira (3).

Juntamente com atividades lúdicas e recreativas, as crianças passaram por avaliações de peso e medida, orientações sobre alimentação, saúde bucal e verificação e controle da Caderneta de Vacinação, com a finalidade de “acompanhamento do crescimento e desenvolvimento saudável das crianças”, explicou a secretária de Saúde, Angelina Zuque.

“Este é um acompanhamento mensal, que é feito em todas as Unidades de Atenção Básica de Saúde de Três Lagoas, para que nossas crianças cresçam sadias e longe de doenças”, comentou.

“A obrigação de levar os filhos à Unidade de Saúde mais próxima de suas casas, para estes procedimentos, é dos pais e está nas regras do Programa Bolsa Família. São as chamadas condicionalidades, ou seja, os compromissos das famílias beneficiárias desse programa, nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social”, explicou a secretária Angelina.

O Programa Bolsa Família (PBF) é um programa federal de transferência direta de renda à famílias em situação de pobreza ou de extrema pobreza com o objetivo de promover seu acesso aos direitos sociais básicos de todo o cidadão.

O Programa é realizado por meio repasse de auxílio financeiro às famílias, mas também vinculado ao cumprimento de compromissos na Saúde, Educação e Assistência Social, ou seja, o cumprimento das chamadas “condicionalidades”.

Nas ações do SUS – Sistema Único de Saúde, “por meio do trabalho das nossas equipes de Agentes Comunitários de Saúde”, como lembrou a secretária Angelina, as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família recebem atenção especial, já a partir do pré-natal no acompanhamento da saúde das gestantes e na imunização das crianças por meio das vacinas do Calendário Vacinal, determinado pelo Ministério da Saúde para serem aplicadas nas várias etapas do crescimento da criança.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Terça em Três Lagoas é de sol e poucas nuvens, e mínimas podem chegar aos 33°C

É também esperada a baixa umidade relativa do ar, entre 20% e 45%.

Homem sofre tentativa de homicídio no bairro Vila Zuque; autor fugiu do local

O suspeito do crime tem a alcunha de “Bruno” e não foi encontrado pela PM.

Registro raríssimo: veado campeiro, parcialmente albino, é visto em florestas da Eldorado Brasil

Especialista da Unesp acredita que o sombreamento das árvores colabora para a permanência do animal na floresta A presença incomum de um veado campeiro parcialmente...