Em Três Lagoas apenas quatro agentes de ressocialização trabalham para atender 25 adolescentes infratores. Servidores de outras unidades do Estado serão removidos para atender a Unei de Três Lagoas
23/07/2019 08h51
Por: Deyvid Santos com informações de Fábio Campos e Julia Vasquez
TRÊS LAGOAS (MS) – Na última sexta-feira (19) a Caçula FM denunciou o descaso e situação alarmante em que se encontra a Unidade Educacional de Três Lagoas, Unei Tia Aurora. No local, apenas quatro agentes de ressocialização trabalham para atender 25 adolescentes infratores. Após novos tumultos nesta semana e um pente-fino realizado pela Polícia Militar (PM), a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou que irá disponibilizar mais efetivo para atender a demanda.
Segundo a denúncia, realizada por um agente que prefere ter a sua identidade em sigilo, entre as principais situações alarmantes, destacam-se a falta de efetivo, as exaustivas jornadas de trabalho, a proibição de porte de arma mesmo durante o trabalho e o risco de fuga dos internos.
Nesta semana, novos tumultos levaram a Polícia Militar (PM) até a unidade. Em novo pente-fino realizado no local por equipes da Força Tática, Radiopatrulha e Trânsito foram encontradas armas artesanais, fabricadas com partes quebradas das grades.
Mas esta não foi primeira vez que policiais foram chamados até o local, já que constantemente os jovens infratores realizam o conhecido “bate grade”, gritando e tumultuando o horário de visitas, além de ameaçar os agentes e destruírem objetos. Uma das principais motivações para o grupo continuar agindo desta maneira seria a certeza de que não teriam nenhuma punição.
A equipe da Caçula FM conseguiu registrar um áudio do momento em que os internos realizavam o tumulto. Ouça abaixo:
Mesmo com uma área de 30 mil metros quadrados, o equivalente a três hectares, apenas quatro agentes estão lotados na Unei de Três Lagoas, sendo dois homens e duas mulheres, que trabalham em turnos de 24 horas e folgas de 72 horas.
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou através de nota que já autorizou a Superintendência de Medidas Socioeducativas (SAS), que realize a remoção de servidores de outras unidades do Estado que possuem pouca demanda para atender a Unei de Três Lagoas. Outra medida que já está sendo adotada pela Sejusp é a seleção de policiais militares da reserva remunerada, que serão designados para contribuir com a segurança no local.
A efetiva solução para o cenário de insegurnaça nas Uneis do Estado ainda parece longe do fim, uma vez que o concurso da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Mato Grosso do Sul (Sejusp) aguarda desde 2018 a escolha da banca e deve contemplar apenas 228 vagas.
De acordo com o governador Reinaldo Azambuja, Mato Grosso do Sul vive um momento de ações impopulares e de teto prudencial de gastos e novas ações de implemento à Educação e Segurança Pública só vão ocorrer após às reformas estruturantes, como a da Previdência Social pois só depois disso, conforme Azambuja, será possível deixar as incertezas e cumprir promessas de campanha , entre elas aumentar o efetivo das polícias e das Uneis.
A DENÚNCIA
Há tempos, a Unei Tia Aurora sofre ação de vândalos e ladrões que se aproveitam da distância e vulnerabilidade do local para realizar depredações e furtos. De acordo com as informações, no sábado do dia 13 de julho de 2019, aconteceu a invasão e o furto de um bebedouro.
Um homem ainda não identificado chutou a porta da recepção do prédio e levou o objeto. Na ocasião, ainda houve a tentativa de invasão à Unei através do muro que dá acesso ao pátio e possível tentativa de incêndio às viaturas, numa clara demonstração de afronto à Lei, conforme explicou o agente.
No dia 14 de julho houve uma nova tentativa de invasão. Na ocasião, o invasor desistiu da ação, mas apenas a tentativa foi o suficiente para mobilizar a equipe, descobrindo à supervisão dos internos, onde nesse tempo , poderia ter ocorrido uma fuga.
IRONIA
Inaugurada em dezembro de 2014, a atual sede da Unei (Unidade Educacional de Internação) Tia Aurora, localizada na BR-262, no Jardim Imperial, em Três Lagoas, tem capacidade para 80 adolescentes e muito imponente, a unidade é considerada a maior do Estado e também uma das mais modernas do País.
Os investimentos alcançaram R$ 9 milhões, a Unei de Três Lagoas tem recepção, bloco de administração, ambulatórios médicos e odontológicos, alojamentos de agentes e guaritas para a Polícia Militar, tendo sido construída em um terreno de 30 mil metros quadrados doado pela Prefeitura de Três Lagoas, a unidade conta com uma área total de 4.850 metros, feita por meio do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), com contrapartida do Estado de Mato Grosso do Sul no projeto e execução da obra, hoje inaugurada.
No entanto, em apenas quatro anos, o déficit operacional é gritante, uma vez que apenas quatro agentes trabalham na unidade e precisam além de garantir a segurança dos adolescentes, acompanhá-los ao médico, em audiências, escoltas e outros deslocamentos inerentes aos adolescentes infratores.


