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Sidney de Queiroz Pedrosa -Rede de Supermercados revela segredos que poucos supermercados conhecem

26/11/2019 07h50
Por:Sidney de Queiroz Pedrosa

Em entrevista, Sidney de Queiroz Pedrosa mostra os segredos de expansão da sua rede de supermercados DB e como se manteve como marca número 1 na mente dos seus clientes.

A origem de uma das maiores redes de varejo da Região Norte

O DB tem uma história de forte identificação com Manaus. Basta dizer que há mais de 20 anos é o vencedor do prêmio Top of Mind, premiação anual que reconhece as marcas mais lembradas pelas pessoas em cada segmento de atuação. Em 1999, Sidney de Queiroz Pedrosa foi escolhido o Empresário do Ano pela revista Marketing, mais um reconhecimento à estratégia de relacionamento do Grupo DB com seu público.

Segundo Sidney de Queiroz Pedrosa, a identificação vem desde a primeira loja, idealizada e fundada por ele e seu irmão Silas Pedrosa, nascidos e criados em Manaus.

Em 1982 nascia então a Distribuidora Bandeirantes, a primeira loja para vendas no atacado fundada pelos irmãos Sidney de Queiroz Pedrosa e Silas Pedrosa (cujas iniciais D e B , darão origem no futuro ao Supermercados DB) , no tradicional reduto do comércio atacadista, na rua Barés, próxima à orla da cidade Manaus . Com uma visão futurista e atentos às tendências de mercado, inovaram investindo na formação e treinamento da equipe de vendas, criando diretrizes voltadas para:

  • Qualidade no atendimento aos clientes;
  • Oferta de mix diferenciado de produtos do mesmo fabricante;
  • Call center;
  • Vendas externas;
  • Facilitadores de vendas e compras para os comerciantes do interior, da capital e do estado de Roraima.
  • Entregas personalizadas nas embarcações – barcos regionais conhecidos como motor navio – que eram e ainda continuam sendo grandes transportadores de cargas, elo com as cidades do interior do estado do Amazonas.

Com um pequeno investimento e diferenciais consistentes, conquistaram rapidamente a região. Numa loja de aproximadamente 250 m2, que vendia quase de tudo, no estilo do velho armazém, com cadernetas onde os clientes, prioritariamente vizinhos e comerciantes do interior, anotavam e pagavam mensalmente. Curioso que, muitas vezes, era necessário recorrer às lojas próximas e até às concorrentes para suprir algumas encomendas e estoque. Tudo para deixar os clientes satisfeitos, mesmo que pagassem um pouco mais caro. Afinal, esse era o propósito do negócio: atender muito bem o cliente.

Atacarejo: O salto para uma nova fase

Em 1990, o DB já se tornara o maior atacadista de Manaus e face a inflação galopante do período, inova, abrindo o primeiro Atacarejo (misto de atacado e varejo ) de Manaus, tendo como grupo alvo a dona de casa – mostrando as vantagem em comprar no atacado determinados itens para se proteger da inflação – contou Sidney de Queiroz Pedrosa .

Com o Plano Collor em plena atividade e várias empresas de varejo locais em falência, os irmãos enxergaram a grande oportunidade(aliada a experiencia do Atacarejo),para expansão do negócio: com a visão no futuro e a experiência e popularidade na periferia de Manaus, acreditaram no varejo como grande projeção dos negócios e deram um tremendo salto, encerrando as atividades no atacado. Nascia aí o Supermercados DB.

Sempre focados no melhor do atendimento e nas ofertas para os clientes, o forte relacionamento com o público se consolidou daí, o que levou o DB a inaugurar, entre os anos de 1992 a 1994 , mais cinco lojas em 03 anos de existência: as lojas – Visconde , Constantino Nery, Instalação , São José e Cidade Nova.
Iniciava-se nesse momento a capilaridade que fez a marca estar presente em todos os cantos de Manaus, atendendo praticamente a todos os bairros da cidade, um dos motivos que contribuíram para a fidelização, adoção e identidade pelo público de Manaus com a marca DB.

O Crescimento e expansão da rede

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Em 2010 o DB já contava com vinte lojas, sendo 09 hipermercados e 11 supermercados distribuídos pelos bairros das zonas: Norte, Sul , Leste e Oeste da cidade de Manaus.

Boa Vista em 2005 e Porto Velho 2012, respectivamente, ganharam suas primeiras lojas na expansão. Hoje Boa Vista já conta com quatro lojas e Porto Velho com uma.

A evolução para os shoppings

Sidney de Queiroz Pedrosa explica em sua entrevista para a revista Forbes: “Inauguramos o primeiro hipermercado da cidade. Trouxemos um varejo moderno, com conceitos inovadores, bons projetos arquitetônicos, visando conforto, praticidade nas compras e grande mix de produtos a preços muito competitivos”.

Continuando a expansão do negócio, foram inaugurados outros hipermercados, maiores, com conceitos avançados. Fomos pioneiros no conceito strip centers (centros comerciais e de serviços integrados às lojas de hipermercados).

Inauguramos em 2012, o Hiper Nova Cidade – o primeiro Shopping de Vizinhança de Manaus, no conceito strip center , com duas ancoras fortes e mais um mix de opções em lojas e serviços , consolidando mais uma vez a visão de futuro, experiência e o espírito aguerrido , impulsionando para um grande salto em um momento economicamente de baixa e desafiador no Brasil.

Shopping Centers: novos negócios, novos horizontes

No final de 2014, o Grupo DB partiu para novo empreendimento no segmento de shopping centers. Continuando a expansão do grupo, inaugurou seu primeiro shopping center: o Sumaúma Park Shopping, com um grande desafio:

“Numa cidade onde já existiam vários e bons shoppings, o Grupo DB implantou, a partir de um hipermercado já existente do bairro Cidade Nova, na zona norte, um grande shopping, com mais de 54 mil m2 de ABL. Acreditando na grande carência na região de um empreendimento desse porte, com grande oferta de serviços, moda, entretenimento e alimentação, revelada nas pesquisas de viabilidade realizadas na região: “São 200 lojas, estacionamento para 2 mil carros, serviços e lazer completos e diversificados, como boliche, cinema, fast food, restaurantes e até uma faculdade, a Faculdade Anhanguera, que inaugurou em 2018, no shopping, uma unidade com capacidade para até 4 mil alunos. Uma região com menor renda per capita, mas com grande volume de pessoas ávidas por um empreendimento desse porte”. – conta Sidney de Queiroz Pedrosa.

Com uma ótima resposta do público, hoje já são mais de 01 milhão de pessoas que passam mensalmente no Sumaúma Park Shopping, colocando-o entre os dois maiores shoppings de Manaus. O Grupo já tem planejado o projeto de expansão, com inauguração prevista para 2022, com mais de 60 mil m2 de ABL e mais 80 lojas satélites e sub- âncoras, passando a oferecer mais 500 vagas para estacionamento.

Sumaúma Park Shopping foi finalista da maior premiação da indústria de shopping centers do Brasil

Para coroar o acerto da iniciativa de implantação de um shopping center, o Sumaúma foi finalista do Prêmio ABRASCE Institucional de 2019. Além do prêmio, representou o reconhecimento à curta trajetória de sucesso do shopping na relação com seu público, uma marca do grupo DB. Foi o único shopping do Amazonas indicado para o prêmio, que ocorreu em São Paulo, em setembro de 2019.

Atacado e varejo

Em 2014, O DB inaugurou seu primeiro atacado e varejo seguindo a forte tendência do mercado nacional voltada para pequenos e médios atacadistas, em maior escala e para clientes que, cada vez mais, procuravam por custos benefícios através de compras em maiores volumes.Recentemente foi reformado e reinaugurado se tornando o maior atacado e varejo do Amazonas.

O ecossistema do DB

O DB atualmente se transformou em um grande ecossistema de negócios do varejo: são 30 lojas divididas em atacado, hipermercado, supermercado, conveniência e vizinhança, lojas 24 horas, Cartão DB, Clube Demais DB de Vantagens e fidelidade, três malls com mais de 200 lojas nos bairros Ponta Negra, Nova Cidade e Cidade Nova.

De acordo com Sidney de Queiroz Pedrosa , são mais de 500 fornecedores divididos entre produtos nos segmentos de eletro, eletrônico, bazar, perecíveis, hortifrutigranjeiros, automotivos, padaria, limpeza, jardinagem; 400 colaboradores atuando nas cidades de Manaus, Porto Velho e Boa Vista; 8000 empregos diretos e indiretos gerados; 20 mil m2 sku’s em seu CD e um sistema de logística para distribuição na rede de lojas.

Inovação e tecnologia

Um investimento significativo está sendo realizado nas áreas de tecnologia, inovação e treinamento de pessoal. O DB realiza programas, voltados para seus colaboradores, formando líderes e criando expertise em inovação no varejo. Na área de tecnologia, vários projetos e investimentos estão sendo aplicados no desenvolvimento de novos serviços e benefícios para os clientes, como Self Checkout, wi-fi em todas as lojas, comunicação visual e merchandising, desenvolvimento do app DB, site com e-commerce, CRM, Retrofit interno e externo das lojas e desenvolvimento do Delivery DB.

Cartão DB, o braço financeiro do Grupo

O Cartão DB foi lançado em 2003 e hoje já possui mais de 400 mil clientes. Interatividade e vantagens que alimentam o relacionamento com os clientes, através de financiamentos e parcelamentos de compras, aumentando os resultados do Grupo.

Projetos de expansão em pleno andamento

Sidney de Queiroz Pedrosa diz que o planejamento do Grupo DB prevê a inauguração de mais ?? lojas, sendo um novo magazine, supermercado gourmet, lojas 24 horas e Retrofit em diversas lojas do grupo, somando mais de ??? milhões de reais em investimentos.

Paralelamente, uma série de levantamentos e estudos de viabilidade econômica estão sendo desenvolvidos visando novos mercados de atuação, além da expansão nos já existentes.

O primeiro supermercado 24 horas de Manaus

No primeiro semestre de 2019, foi inaugurado o primeiro supermercado 24 horas de Manaus. Fruto de pesquisa e inovação, o DB ouviu seus clientes e percebeu a grande demanda para esse tipo de serviço. Com o sucesso da unidade pioneira da loja 12 – Efigênio Sales, o segundo supermercado 24 horas foi lançado em outubro último na loja 15 – Pedro Teixeira. E parece ser uma tendência que se espalhará por diversas lojas do Grupo nos próximos anos.

Segmento gourmet

Continuando sua expansão, sempre de olho no mercado e antecipando tendências, o DB prepara agora a inauguração de seu empório para o segmento gourmet: uma oferta de novas experiências de compras com serviços diferenciados e exclusivos, forte, projeto arquitetônico arrojado e diferenciado, oferta de produtos orgânicos, self checkouts, restaurante e produtos exclusivos da região Norte. Lojas voltadas para um público com renda familiar alta e localização em bairros nobres de Manaus. Empório Régia foi o nome escolhido para as novas lojas, representando a forte identificação com a Amazônia.

Magazine DB, mais uma novidade no portfólio

Mais uma grande novidade em que o Grupo DB já trabalha para implantação imediata é o Magazine DB. Uma loja exclusiva para o segmento de eletroeletrônicos. (listar diferenciais e produtos ).

A loja será implantada no segundo andar do Hiper, e contará com um mix completo no segmento e o Cartão DB para financiamentos aos clientes.

O impacto na economia local. São mais de 8 mil empregos diretos e indiretos e milhões em impostos gerados pelo Grupo DB

Mais de 8 mil empregos diretos e
indiretos significam por volta de 32 mil pessoas fazendo parte da família DB. Além disso, o Grupo DB é responsável por mais de milhões em impostos municipais e estaduais. Emprego e renda que contribuem significativamente para a economia de Manaus e do Amazonas.

Além desses números, os investimentos em novas frentes respondem também por mais empregos temporários e movimentação do comércio das cidades. E a cadeia de stakeholders do ecossistema só aumenta, fazendo com que esses números estejam sempre em crescimento.

Na visão de Sidney de Queiroz Pedrosa, o varejo é ominichannel, onde a experiência vivida pelo cliente determina a escolha de marcas inovadoras e com propósito definido

“Com a enorme transformação que ocorre no varejo e com uma velocidade impressionante, marcas líderes e referenciais do mercado estão focadas no grande poder conquistado pelo consumidor. Experiências no ponto de venda, vários canais de compras e marcas engajadas e com propósito no cotidiano do planeta e das pessoas são determinantes para a conquista.

Por isso o DB está investindo fortemente no Retrofit de lojas, inaugurações de novas propostas de experiências de compras, como o empório, o magazine e as lojas 24 horas. Na nossa visão, nossas lojas passam a ter o compromisso de gerar, cada vez mais, experiências de compra e de convivência, seja na web ou na loja, do jeito que o cliente quer; porque, hoje, quem manda é ele.

Impacto social, o engajamento do Grupo DB

O DB é sensível e atuante nas ações de impacto social ,onde tem participado de maneira positiva e integrada dentro de seu universo físico , visando soluções às questões sociais e ambientais , a saber:

  • Atuando e gerando oportunidades de empregos estáveis e na melhoria das condições de trabalho tanto internamente como externamente;
  • Apoiando, fomentado, investindo em projetos de caráter social e de cidadania;
  • O Cuidado com a cadeia produtiva (na seleção e avaliação dos fornecedores);
  • Oferecendo produtos que diminuem ou eliminem barreiras de acesso a bens e serviços essenciais;
  • Promovendo oportunidades para que pessoas de baixa renda fortaleçam seu capital humano e social.

Ecologia e meio Ambiente

Com Compliance, O DB é atuante na articulação com as políticas públicas e iniciativas privadas quanto a questões ecológicas e ambientais; apoiando, incentivando, contribuindo financeiramente e valorizando projetos que difundem o desenvolvimento sustentável , o bem estar social ,e que contribuam principalmente, para criação de novos empregos e o aumento da renda da população da região .

Marketing: um novo posicionamento e conceito que reforça o forte elo com Manaus
Em 2019 o DB lançou a campanha de posicionamento e conceito da marca: O DB é daqui ó! Com um plano que vai abranger até o aniversário de 40 anos, a campanha valoriza a história do DB com Manaus, a região Norte e o público local.

Com firme propósito de valorização da Amazônia, gerando pertencimento e orgulho nas pessoas e indo ao encontro das origens da marca DB. Uma campanha que já está na boca do público, com o refrão do jingle da campanha que sintetiza o posicionamento do DB:

“O DB é pra você, não se sinta só. Sabe por quê? O DB é daqui ó!” – termina Sidney de Queiroz Pedrosa.

Foto:Sidney de Queiroz Pedrosa

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