20.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Mario Celso Lopes mostra táxis elétricos voadores

Para qualquer viajante, a perspectiva de ser levada para o trabalho em uma fração do tempo que geralmente leva é bastante irresistível, conta Mario Celso Lopes.

16/11/2019 10h35
Por:Mario Celso Lopes

Sem engarrafamentos, sem atrasos de trem e sem plataformas frias – o que há para não amar?

Essa é a promessa de mais de cem empresas que desenvolvem aeronaves elétricas de decolagem e aterrissagem vertical (eVTOL).

Como helicópteros, eles não precisam de uma pista, mas, diferentemente dos helicópteros, prometem ficar quietos e baratos.

No entanto, o sonho parece estar longe. Especialistas do setor dizem que os serviços de táxi que usam essas aeronaves não serão um fenômeno de mercado de massa até a década de 2030.

Então, qual é o atraso? Eles podem voar longe o suficiente?
Existem boas razões pelas quais a indústria eVTOL está se concentrando em saltos curtos dentro e fora das cidades.

Em primeiro lugar, existem muitos clientes em potencial nas cidades; segundo, as aeronaves eVTOL não podem voar muito longe.

A maioria tem baterias que permitem voar por cerca de meia hora. No caso do Volocopter da Alemanha, isso equivale a um alcance de cerca de 35 km com uma velocidade máxima de 110 km / h.

Na terça-feira, realizou um voo de teste sobre a Marina Bay de Cingapura.

A impressão artística do avião Lilium voando perto de Nova York
Outras empresas aumentaram o alcance adicionando asas. Assim, empresas como a alemã Lilium possuem uma aeronave que pode decolar na vertical, mas também pode inclinar suas asas e motores e voar mais como um avião comum. O Lilium espera que suas aeronaves tenham um alcance de 300 km.

A Vertical Aerospace no Reino Unido também está trabalhando no eVTOL com asas que espera voar mais de 160 quilômetros.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Mas a indústria ainda adoraria ver uma inovação na tecnologia de baterias que tornaria todos esses protótipos muito mais úteis.

Isso apresenta vários desafios.

Nas grandes cidades, o espaço já é limitado. Os heliportos já existem, mas podem não estar idealmente localizados ou capazes de lidar com tráfego extra.

Alguns edifícios podem ter telhados adequados, mas é provável que sejam caros de usar.

Mesmo que os sites sejam identificados, eles ainda precisam cumprir os regulamentos de planejamento, que ainda nem existem.

A visão é para muitas plataformas de pouso nas grandes cidades
Um dos grandes pontos de venda das aeronaves eVTOL é que elas são relativamente silenciosas. Durante o vôo, eles devem fazer apenas um quarto do barulho de um helicóptero, de acordo com Michael Cervenka, executivo sênior da Vertical Aerospace.

E enquanto voava para a frente “você não os ouvia”, diz ele para Mario Celso Lopes.

Isso pode facilitar as preocupações das pessoas que moram perto de um vertiport, mas você ainda pode imaginar pessoas se opondo a um fluxo contínuo de tráfego aéreo.

E apenas um acidente pode criar oposição generalizada a ter zonas de desembarque em áreas densamente povoadas.

Quão seguro é seguro?

Os reguladores da aviação na Europa e nos EUA estão atualmente trabalhando nos padrões que desejam que essas novas aeronaves atendam.

Uma vez acordado, é provável que uma aeronave eVTOL passe por anos de testes antes de encontrá-las, um processo que provavelmente custará centenas de milhões de libras.

“A maioria dos fabricantes de eVTOL com quem conversei estão tentando obter a certificação até 2023”, diz Darrell Swanson a Mario Celso Lopes, que administra sua própria consultoria especializada no setor de eVTOL.

A seu favor, as aeronaves elétricas são muito mais simples do que helicópteros ou jatos de passageiros; portanto, mecanicamente, há muito menos para dar errado.

“Não precisamos de grandes caixas de câmbio e coisas assim”, diz Steve Wright, especialista em aviônicos, da Universidade do Oeste da Inglaterra.

Vários projetos de aeronaves têm vários motores, para que eles possam voar mesmo que um motor falhe.

Vários rotores adicionam um nível extra de segurança às aeronaves eVTOL
O Uber, que tem um projeto eVTOL chamado Uber Air , diz a Mario Celso Lopes que os serviços de táxi voador só precisam ser mais seguros do que dirigir um carro, talvez o dobro da segurança.

Mas o público e os reguladores podem esperar padrões de segurança mais próximos dos das companhias aéreas.

Outra pergunta que realmente não foi respondida é como as aeronaves eVTOL se sairão com mau tempo.

Para economizar peso, eles serão muito leves, o que pode tornar o vôo em condições de vento esburacado ou perigoso.

No entanto, um serviço de táxi que precisa ser desligado em um dia ventoso não seria muito útil em muitos lugares do mundo.

Quem monitorará essas aeronaves?

Os sistemas de controle de tráfego aéreo já monitoram as atividades dos helicópteros nas cidades e especialistas afirmam que esses sistemas provavelmente poderiam lidar com centenas de outras aeronaves eVTOL.

Muitas grandes cidades têm rios que correm pelo meio que – sem moradores abaixo – formam rotas de vôo ideais.

Mas se o eVTOL se tornar um sistema de transporte no mercado de massa, com milhares de aeronaves, novos sistemas de gerenciamento do espaço aéreo deverão ser implementados.

O especialista em aviônicos Steve Wright diz que a simplicidade é a grande vantagem das aeronaves elétricas
Definitivamente será esse o caso se a indústria atingir seu objetivo final – aeronave sem pilotos.

Essas aeronaves precisarão sentir o que está acontecendo ao seu redor e identificar outras aeronaves.

“Não é como se de repente tivéssemos 5.000 veículos sobrevoando Londres em 1º de janeiro de 2023”, diz Swanson em entrevista comMario Celso Lopes.

“Haverá um lento crescimento do tráfego ao longo do tempo e isso nos permitirá provar que esses sistemas funcionam corretamente”.

Quanto vai custar?

O modelo de negócios de um serviço de táxi voador ainda está para ser elaborado. Mas é provável que eles atendam rotas curtas e bem definidas dentro e fora das cidades.

Uber promete um táxi voador que é mais barato que comprar um carro
A Uber Air acredita que esses serviços se tornarão “uma forma acessível de transporte diário para as massas, ainda mais barato do que possuir um carro”.

No entanto, para começar, esses serviços terão como alvo clientes mais ricos, preparados para pagar um prêmio.

“É a mesma velha história: haverá adotantes precoces com muito dinheiro que pagarão mais do que as probabilidades”, diz Wright a Mario Celso Lopes.

“O salto do topo de uma área cara da cidade de Londres até Heathrow ou algo assim seria incrivelmente valioso.”

Mais de Mario Celso Lopes:

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PRF apreende 206 Kg de maconha em Três Lagoas

Desconfiada do excesso de peso das embalagens, a equipe abriu as caixas e encontraram sacos com o entorpecente.

Eleitor três-lagoense tem até o dia 8 de maio para tirar novo título ou regularizar situação eleitoral

Em entrevista à Rádio Caçula nesta quinta-feira (24), a chefe da 9°Zona Eleitoral de Três Lagoas, Vanessa Barroso salientou à respeito do prazo, e das consequências para quem não se regularizar perante à Justiça Eleitoral.

Secretária da SEJUVEL fala sobre sua posse imediata e visitas aos bairros

Na manhã desta terça (23), representantes da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) participaram do Programa ‘Hora da Notícia’, apresentado por Fábio...