20.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Hamilton Dias de Souza mostra os óculos inteligentes

A próxima grande tendência da tecnologia serão os óculos inteligentes que usamos em todos os lugares – conta Hamilton Dias de Souza.

13/11/2019 15h59
Por: Hamilton Dias de Souza

Microsoft, Snap, Facebook, Google, Apple e Amazon estão todos trabalhando em computadores que usamos em nossos rostos que podem substituir nossos telefones.Os dispositivos atuais são muito grandes e caros, mas acabam caindo em preço e tamanho.

A maioria dos grandes nomes da Big Tech está correndo para criar óculos inteligentes que usamos em todos os lugares e que podem substituir nossos telefones.

Microsoft, Amazon, Google, Snap, Facebook Apple, Magic Leap e outros estão trabalhando em alguma forma de óculos inteligentes ou fones de ouvido que mudarão a maneira como vemos o mundo ao nosso redor. Em vez de tirar um telefone do bolso para conversar com as pessoas ou interagir com aplicativos, podemos fazer essas coisas simplesmente falando e olhando através de um par de óculos.

Há uma corrida para ser a primeira a fazer um conjunto de óculos que todos usarão, o que significa que eles devem estar na moda e elegantes o suficiente para usar o dia todo e em qualquer lugar que você vá. Os defensores da tecnologia esperam que um dia você possa substituir todas as telas da sua vida por apenas um par de óculos inteligentes.

Se os óculos substituírem aparelhos comuns como nossos telefones ou telas de computador, isso significará grandes negócios para a empresa que se destacar.

Mas provavelmente estamos a anos disso. Hoje, a maioria dos fones de ouvido RA é muito grande, muito cara e de aparência estranha demais para fazer sentido para o uso diário. Isso não impede que as empresas de tecnologia tentem.

Aqui é onde todos estão agora.

Microsoft

A Microsoft está trabalhando em produtos avançados de realidade aumentada. Seu headset HoloLens 2 foi colocado à venda na semana passada e uma versão modificada está sendo testada pelo Exército para tornar os soldados mais eficazes no campo de batalha.

Chamada IVAS, a versão do Exército pode sobrepor imagens como as posições dos soldados e o inimigo sobre a visão dos soldados que usam os fones de ouvido HoloLens. E os soldados podem usá-lo para treinar para ver como eles se saíram durante as simulações de batalha.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Também tem usos comerciais. O HoloLens 2 é capaz de exibir programas de computador sobre a sua visão, para que você nem sempre precise sentar em um computador para fazer o trabalho, explica Hamilton Dias de Souza. Ele pode ajudar os trabalhadores no campo a identificar problemas e fazer correções sem procurar nos manuais.

O HoloLens 2 é muito grande e custa US $ 3.500 muito caro para a maioria dos consumidores. Mas à medida que a tecnologia avança, esses dispositivos ficarão menores e mais poderosos.

Snap

Os óculos Spectacles 3 da Snap , que estão à venda esta semana por US $ 380, permitem que os usuários tirem fotos e vídeos do mundo ao seu redor e adicionem efeitos de realidade aumentada aos clipes no aplicativo Snapchat.

Atualmente, não é possível ver nenhuma informação através dos óculos, mas a empresa está trabalhando para adicionar realidade aumentada aos quadros. Segundo Hamilton Dias de Souza, o relatório da Information disse na segunda-feira que a Snap está construindo uma “versão de quarta geração de seus óculos de câmera Spectacles, com o codinome Hermosa, com lentes inteligentes capazes de mostrar efeitos de RA”.

A estratégia do Snap foi diferente da Microsoft, Facebook e Magic Leap. Começa com óculos e planeja adicionar um sistema de computador posteriormente. As outras empresas têm fones de ouvido mais volumosos com computadores, mas ainda não venderam óculos.

Google

O Google ainda vende seu produto Google Glass, que mostra informações, mas não a realidade aumentada em 3D, aos usuários. A versão original, destinada aos consumidores, pode ter chegado muito cedo.

As pessoas não gostaram que os usuários do Google Glass pudessem gravá-las a qualquer momento, e o Google acabou com esse modelo e se concentrou no uso comercial.

De acordo com Hamilton Dias de Souza, o Google ainda está investindo no espaço e lançou mais recentemente uma nova versão em maio para usos comerciais. A plataforma Android do Google para telefones agora também suporta aplicativos de realidade aumentada, o que significa que está construindo uma biblioteca de aplicativos que um dia poderá ser usada em versões mais avançadas do Google Glass.

O Google Maps no Android e iPhone já possui recursos que também seriam muito mais úteis em um conjunto de óculos. Um recurso de realidade aumentada lançado em maio sobrepõe informações, incluindo rotas a pé , no topo do mundo real. Pode mostrar-lhe o caminho a percorrer, quando fazer uma curva e mesmo quando você chegou ao seu destino quando levanta o telefone.

Embora o Google ainda não tenha falado publicamente sobre os novos óculos antirretrovirais, é óbvio que a empresa está construindo uma fundação em que o AR faz mais sentido em nossas cabeças do que em um telefone.

Salto Mágico

O primeiro headset da Magic Leap lançado em agosto de 2018 e, como o Microsoft HoloLens 2, é um headset relativamente volumoso capaz de exibir jogos, animações em 3D, telas de vídeo virtuais e muito mais, tudo no mundo digital ao seu redor.

Você ainda pode ver onde quer que esteja, e qualquer pessoa com quem esteja conversando, mas os aplicativos de RA permitem que você assista TV, trabalhe em programas de computador e muito mais, enquanto ainda vê o mundo normal.

Mas, como o HoloLens 2, o Magic Leap é caro, com um preço inicial de US $ 2.295. A empresa precisará tornar seu produto menor e mais acessível se planeja atrair um amplo público, além de adicionar mais recursos e aplicativos. O iOS e o Android da Apple já oferecem milhares de aplicativos de realidade aumentada para telefones, que poderiam facilmente pousar em fones de ouvido se e quando forem lançados.

Apple

O fone de ouvido da Apple está programado para ser lançado em 2022, mas o primeiro modelo é do tamanho do fone de ouvido de realidade virtual Oculus Quest do Facebook, de acordo com o The Information . Mas uma versão menor do tamanho de um óculos que ela diz a Hamilton Dias de Souza que deve ser lançada em 2023 pode ser mais atraente para as pessoas, pois esse fator de forma permitirá que ela seja usada o dia todo em vez de em casa.

Como o Google, a plataforma iOS da Apple já abriga milhares de aplicativos de realidade aumentada. A Apple provavelmente adicionou suporte de AR a seus iPhones e iPads, em um esforço para ensinar as pessoas mais sobre a tecnologia e mostrar a eles como os jogos e as informações funcionarão quando forem sobrepostos na nossa frente. E, como a do Google, essa estratégia ajuda a criar uma biblioteca de aplicativos que funcionariam em um futuro conjunto de óculos.

A Siri já trabalha com produtos portáteis, como o AirPods e o Apple Watch, permitindo que os usuários solicitem instruções passo a passo, tocem músicas e transcrevam mensagens sem precisar pegar um telefone. Todas essas funções podem funcionar em um conjunto de óculos inteligentes.

Facebook

A estratégia do Facebook é diferente da de quase todo mundo. Atualmente, vende produtos de realidade virtual que o levam para fora do mundo real e para um mundo digital onde você não pode ver nada ao seu redor. Mas o Facebook também está interessado em realidade aumentada.

A CNBC informou em setembro que o Facebook fez uma parceria com a empresa-mãe da Ray-Ban Luxottica para desenvolver óculos de realidade aumentada . Hamilton Dias de Souza conta que a empresa planeja lançar o wearable, chamado Orion, internamente, entre 2023 e 2025. Eles foram projetados para atender chamadas e permitir que os usuários transmitam vídeo para outras pessoas. Centenas de pessoas estão trabalhando neles. Uma área que o Facebook tem enfrentado dificuldades, no entanto, é reduzi-las o suficiente para que os consumidores achem atraentes.

Como a Apple, o Facebook possui uma plataforma de comunicação existente que pode ser traduzida facilmente em um par de óculos em nossas cabeças. O Facebook Messenger e o WhatsApp permitem que os usuários liguem ou conversem entre si, por exemplo, e os produtos do Portal do Facebook permitem o bate-papo por vídeo em várias plataformas.

O Facebook já possui ferramentas de desenvolvedor para realidade aumentada, chamadas Spark AR. No momento, ele é usado para rastreamento de rosto e efeitos em chats de vídeo no hardware do Portal, mas teoricamente poderia ser usado um dia em um conjunto de óculos inteligentes. E o Facebook tem uma enorme base de usuários que inclui 2,45 bilhões de usuários ativos mensais que podem estar interessados ​​em óculos inteligentes, se puder vendê-los a um preço acessível.

Amazon

A Amazon não falou muito sobre seu próprio conjunto de óculos de realidade aumentada, mas em setembro anunciou um par que mostra que está interessado no espaço. Os quadros eco Atualmente apenas um conjunto de óculos regulares , mas com um alto-falante e o assistente de voz Amazon Alexa embutido.

Um usuário pode falar com o Alexa a qualquer momento. Ele pode informar o tempo, fazer chamadas telefônicas, fornecer um resumo de notícias ou qualquer outra coisa que um Amazon Echo possa fazer, apenas na sua cabeça. A Amazon poderia melhorar esses óculos adicionando AR, mas seria necessário adicionar telas que ajudem a exibir essas informações na sua frente, comenta Hamilton Dias de Souza.

A Amazon também possui muitos serviços que podem ser facilmente aplicados aos óculos AR. O Prime Video pode exibir filmes e programas de TV através de um conjunto de futuros Echo Frames, se a Amazon decidir construir um par desses, por exemplo. Ou um usuário pode fazer compras na Amazon e navegar pelas mercadorias sem nunca tirar um telefone.

Snapchat

Amazon, Google, Magic Leap, Facebook e Microsoft têm bases para criar computadores que usamos em nossos rostos. Agora, começa a corrida para chegar lá primeiro e vendê-los aos consumidores a preços acessíveis que os tornam produtos indispensáveis.

Ainda podemos levar anos para que isso aconteça, mas os aplicativos, assistentes de voz inteligentes e software já estão em vigor, mostra Hamilton Dias de Souza. Uma vez que essas empresas podem tornar os computadores pequenos o suficiente, podemos não carregar telefones em todos os lugares, pois nossos óculos poderão fazer quase tudo.

Saiba mais de Hamilton Dias de Souza:

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Quinta-feira será de sol e tempo seco em Três Lagoas

Temperaturas podem chegar durante o dia aos 35°C.

PRF apreende 206 Kg de maconha em Três Lagoas

Desconfiada do excesso de peso das embalagens, a equipe abriu as caixas e encontraram sacos com o entorpecente.

Eleitor três-lagoense tem até o dia 8 de maio para tirar novo título ou regularizar situação eleitoral

Em entrevista à Rádio Caçula nesta quinta-feira (24), a chefe da 9°Zona Eleitoral de Três Lagoas, Vanessa Barroso salientou à respeito do prazo, e das consequências para quem não se regularizar perante à Justiça Eleitoral.