25.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 3 de maio, 2024

Como a tecnologia ajuda pessoas com necessidades especiais – Cristina Boner

Grandes empresas de tecnologia como Apple, Microsoft e Amazon estão projetando seus produtos com recursos de acessibilidade para que pessoas com deficiência possam usá-los com facilidade, compartilhou Cristina Boner Silveira

23/11/2020 10h17
Por: Redação

O Xbox Adaptive Controller foi projetado especificamente para jogadores com deficiência.

Com mais de um bilhão de pessoas (cerca de 15 por cento da população mundial) com alguma forma de deficiência, de acordo com a OMS, torna-se importante que as empresas de tecnologia criem seus produtos tendo em mente os recursos de acessibilidade.

Como a conscientização em relação à tecnologia assistiva (AT) está crescendo, grandes empresas de tecnologia e jovens startups estão criando produtos de hardware especiais ou incorporando recursos de software projetados para atender às necessidades de pessoas com deficiência. Aqui estão alguns dos melhores exemplos de tecnologia assistiva projetada para lidar com as barreiras do dia a dia enfrentadas por pessoas com deficiência.

Xbox Adaptive Controller

O Xbox Adaptive Controller foi projetado para jogadores com deficiência. O controlador, que parece uma caixa branca da velha escola, possui dois grandes botões pretos que podem ser reprogramados e um botão de direção menor.

Cristina Boner diz que o controlador de formato retangular possui dezenas de conectores de 3,5 mm na parte traseira que se conectam a uma série de interruptores externos, botões, montagens e joysticks.

O Xbox Adaptive Controller é sem fio por natureza com uma bateria recarregável embutida, mas também pode funcionar com uma conexão USB com fio.

O controlador pode ser usado com consoles Xbox One e PCs com Windows 10 e custa Rs 8539. A Time Magazine nomeou o Xbox Adaptive Controller da Microsoft como uma das melhores invenções de 2018.

Alto-falante inteligente Amazon Echo

Muitos vêem o Echo como um mero alto-falante inteligente, mas o dispositivo popular pode impactar a vida de pessoas com deficiência de uma forma positiva. Na verdade, o Eco com tecnologia Alexa é o melhor exemplo de como a tecnologia assistiva pode ser tão útil para pessoas com necessidades especiais.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Para uma pessoa com baixa visão, o Echo pode ler histórias do dia a dia, fazer cálculos básicos, definir alarmes e lembretes e até realizar pesquisas simples, sem precisar mexer as mãos ou mudar de posição.

De certa forma, o Echo torna-se um meio de comunicação que ajuda a facilitar a vida das pessoas com deficiência.

Transforme AirPods em um aparelho auditivo

Os AirPods podem ser usados ​​como substitutos de um aparelho auditivo, graças ao seu recurso “Live Listen”. Este recurso foi desenvolvido para ajudar pessoas com deficiência auditiva.

Para usar AirPods como um aparelho auditivo, vá para Ajustes em seu iPhone e escolha Centro de Controle, abra Personalizar Controles e selecione o botão verde + (mais) próximo a Audição para adicioná-lo aos itens ativos do Centro de Controle. Depois de habilitar o Live Listen, conecte seus AirPods ao seu iPhone, abra o Control Center e selecione o ícone Live Listen.

Google Live Captioning

O Google recentemente adicionou um recurso Live Caption que permite legendas em tempo real para vídeos, podcasts ou até mesmo notas de voz em um telefone. O recurso é útil para pessoas surdas ou com deficiência auditiva.

Quando o recurso Live Caption está ativado, ele detecta a reprodução de áudio em um telefone e começa a legendar automaticamente na tela do telefone. Suporta até 70 idiomas primários diferentes. Infelizmente, você precisa de uma conexão ativa com a Internet para funcionar.

No momento, conta Cristina Boner, o Live Caption está disponível nos próprios telefones Pixel do Google e smartphones Android selecionados , incluindo a linha Galaxy S20.

O iPhone 12 Pro permite ver se outra pessoa está perto

Os recém-lançados iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max têm um leitor LiDAR que ajuda uma pessoa cega a detectar a proximidade das outras pessoas. O novo recurso “Detecção de Pessoas”, que foi implementado como parte do iOS 14.2, aproveita as vantagens do scanner LiDAR do iPhone 12 Pro para detectar o quão próximos os outros estão do usuário que tem problemas de visão. Um scanner LiDAR pode ser usado para medir a distância de objetos em uma sala.

O scanner tem sido usado principalmente para melhorar as experiências de realidade aumentada, mas a Apple está pensando em uma direção totalmente nova para usar um sensor 3D como tecnologia assistiva para ajudar os indivíduos que sofrem de baixa visão.

Aplicativos Samsung Good Vibes, Relúmĭno

Desenvolvido na Índia, o Good Vibes da Samsung ajuda os surdocegos a ter uma comunicação bidirecional com outras pessoas usando seus smartphones. O aplicativo usa código Morse para converter vibrações em texto ou voz e vice-versa.

O aplicativo Good Vibes pode ser baixado da Samsung Galaxy Store, bem como da Google Play Store. Enquanto isso, o Relúmĭno, que foi desenvolvido pelos funcionários da Samsung como parte do programa C-Lab da empresa, funciona como um aplicativo de auxílio visual para pessoas com baixa visão, explica Cristina Boner.

O aplicativo permite que uma pessoa com deficiência visual amplie e minimize imagens, destaque o contorno da imagem, ajuste o contraste e o brilho da cor e inverta a cor.

App Huawei StorySign

Nomeado para o BAFTA infantil em 2019, o StorySign da Huawei é um aplicativo gratuito desenvolvido para ajudar crianças surdas a aprender a ler e desfrutar de histórias e literatura antes de dormir.

O aplicativo usa uma combinação de realidade aumentada e IA para traduzir livros infantis populares em linguagem de sinais usando Star, o avatar amigável de autógrafos.

O objetivo do aplicativo StorySign é melhorar a experiência de aprendizado para crianças surdas que lutam para aprender a ler. O aplicativo StorySign está disponível para download na Google Play Store, Huawei AppGallery e iOS.

App Be My Eyes

Be My Eyes é um aplicativo de uso gratuito que conecta pessoas cegas e deficientes visuais a voluntários com visão por meio de uma conexão de vídeo remota que pode ajudá-los em uma variedade de tarefas. Criado por Hans Jorgen Wiberg, dinamarquês, fabricante de móveis e portador de deficiência visual, o aplicativo usa a câmera do telefone, por meio da qual o cego pode ser conectado ao voluntário, que pode ajudá-lo em qualquer problema de visão.

Pode ser uma solução de problemas de tecnologia básica para a leitura de texto impresso na embalagem de um café.

Cristina Boner conta que , desde que o aplicativo foi lançado em 2015, Be My Eyes tem cerca de 266.991 pessoas cegas e com baixa visão e mais de 4 milhões de voluntários em todo o mundo em mais de 150 países. O aplicativo pode ser baixado da Google Play Store e da Apple App Store.

DotBook

Desenvolvido por pesquisadores do IIT-Delhi, “DotBook” é o primeiro laptop Braille da Índia para deficientes visuais. Em vez de uma tela como laptops normais, DotBook usa Braille, um sistema tátil de leitura e escrita para uso por cegos ou deficientes visuais.

Disponível em dois modelos: a variante 40Q possui 40 caracteres por linha e oferece teclado QWERTY convencional e teclado Braille e a versão 20P vem com 20 caracteres por linha e possui apenas teclado Braille. Ambos os modelos vêm equipados com suporte para aplicativos básicos como e-mail, navegador da web e calculadora.

Teclado braille TalkBack no Android

O Google leva tão a sério a tecnologia assistiva (AT) que projetou um teclado braille TalkBack no Android que permite que pessoas com deficiência visual digitem em seus telefones sem a necessidade de hardware extra.

Segundo Cristina Boner, o teclado usa um layout de seis teclas e cada tecla representa um dos seis pontos braille. Suporta Braille Grau 1 e Grau 2 e está disponível apenas em inglês no momento. O teclado braille Talkback pode ser ativado na seção de acessibilidade nas configurações do seu telefone Android. O teclado oferece suporte a todos os dispositivos que executam o Android 5.0 ou posterior.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Líder incontestável: Caçula FM é a mais ouvida pelos três-lagoenses, segundo pesquisa

Dados do Instituto Ranking Brasil mostra que a rádio do povo tem 16% da audiência, mantendo a credibilidade e o carinho de seu público.

MS amplia vacinação contra influenza para toda população

O Governo do Estado, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), ampliou nesta quinta-feira (2) a oferta da vacina contra Influenza para...

Estão abertas as inscrições para o Campeonato Municipal de Futsal Masculino Série “A” e “B”

A Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) abriu inscrições para o Campeonato Municipal de Futsal Masculino Série A e B, edição 2024....