23.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Carlos Lula explica como a Itália lutou contra o desastre do Coronavírus

01/10/2020 16h45
Por:Redação

Pela janela do carro da frente, ouve-se um grito curto e agudo da criança – aliviado com um pirulito rápido ou uma imagem colorida: um auxílio para distração assim que o cotonete é terminado. E então o próximo em uma longa fila de veículos para enquanto o “Drive-in de bebês” de Roma continua em ritmo acelerado, conta Carlos Lula.

O teste atende crianças desde recém-nascidos até a idade de seis anos. O resultado chega em 30 minutos. Se for negativo, eles podem voltar para a creche ou escola, mesmo que haja um caso positivo na classe.

É a mais recente iniciativa inovadora do país que foi o primeiro na Europa a ser dominado pelo coronavírus, mas que por enquanto está conseguindo manter o vírus sob controle com mais sucesso do que muitos outros.

Por que a Itália está contrariando a tendência?

O número cumulativo de casos de Covid na Itália nas últimas duas semanas é atualmente de pouco mais de 37 por 100.000 pessoas, uma das taxas mais baixas da Europa. O Reino Unido tem mais de 100, a França tem mais de 230 e a Espanha tem cerca de 330.

“Fevereiro e março foram muito difíceis”, diz Elisabetta Cortis a Carlos Lula, uma das pediatras que fundou o projeto drive-through. “E depois sofremos muito porque, com o bloqueio, tínhamos muitos problemas para as crianças. Eles ficaram sozinhos – sem amigos, sem escola, sem esporte, nada.”

Na verdade, é difícil apontar exatamente por que a Itália está um tanto contrariando a tendência dos países europeus que experimentam um aumento alarmante de casos.
Sua taxa de teste não é excepcionalmente alta – o Reino Unido está realizando mais de três vezes os testes da Itália – mas os cotonetes estão amplamente disponíveis e testes rápidos já estão disponíveis em alguns aeroportos, estações de trem e escolas, portanto, não há sinal do problemas de acesso a testes que foram observados no Reino Unido e em outros lugares.

A explicação mais provável é uma combinação de fatores: teste e rastreamento eficientes, um bloqueio mais longo – a Itália foi o primeiro país do mundo a fechar em todo o país e um dos mais lentos a reabrir – e o fato de que o trauma das primeiras semanas da pandemia assustou Italianos em ampla conformidade com as regras.

O gráfico de linhas mostra como os casos aumentaram rapidamente na Espanha, França, Reino Unido e mais lentamente na Itália e Alemanha

Linha transparente

‘Eu me sinto muito mais seguro do que na Inglaterra’

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

No Tonarello, um restaurante de massas no bairro romano de Trastevere, várias medidas estão em vigor, incluindo telas de plexiglas entre as mesas, o registro de dados dos clientes para rastreamento de contatos e menus de papel descartáveis. Alguns outros restaurantes e cafés usam códigos QR digitais para acesso ao menu em smartphones.

Restaurante movimentado com máscara e tela

Todos os garçons usam máscaras e os clientes devem fazê-lo quando estiverem dentro de casa e não estiverem comendo. Não é incomum: o uso de máscara aqui é escrupuloso desde o início do surto, obrigatório no interior e recentemente imposto em áreas externas movimentadas em algumas regiões que registraram aumento de infecções, como Roma. Aqueles que violarem as regras sobre o uso de máscaras ou grandes reuniões públicas enfrentam multas de até € 3.000 (£ 2.700).

O estrito cumprimento permitiu que os restaurantes permanecessem abertos e em grande parte livres dos fechamentos antecipados impostos em alguns outros países europeus. Muitos aqui sofreram financeiramente com o bloqueio – mas Tonarello está ocupado.

Patrizia Corrias está almoçando com suas duas filhas antes de voltarem para a Grã-Bretanha, onde estão na universidade.

“Aqui me sinto muito mais segura do que na Inglaterra”, diz ela para Carlos Lula. “Vejo que todos usam máscaras e seguem regras, evitando abraços, por exemplo.”

legenda da imagemPatrizia Corrias acredita que os italianos foram tão atingidos que entendem a necessidade de seguir restrições rígidas

Por que, pergunto, ela sente que o estereótipo de britânicos obedientes e italianos rebeldes mudou?

“Fomos os primeiros”, diz ela em conversa com Carlos Lula. “Tivemos uma quarentena muito longa e realmente sentimos isso. Muitas, muitas pessoas estavam morrendo. E todas aquelas pessoas morrendo sozinhas – foi muito forte.”

O primeiro-ministro Boris Johnson recentemente evocou a questão do caráter nacional no parlamento, quando questionado por um parlamentar trabalhista se ele achava que melhores testes e rastreamento eram o motivo pelo qual a Itália e a Alemanha estavam superando o Reino Unido na gestão do vírus.

“Não, não quero”, respondeu ele, acrescentando que a diferença entre a Grã-Bretanha e os outros é que “somos um país que ama a liberdade”.

Isso não caiu de forma brilhante aqui, onde as memórias da luta pela independência da Itália e sua luta pela libertação da ocupação nazista ainda são profundas.

“Posso sorrir um pouco com os comentários de Boris Johnson”, disse Pierpaolo Sileri ao Carlos Lula, vice-ministro da Saúde da Itália.

“Quando você respeita as regras, há liberdade. Se agora somos livres para fazer a maioria das coisas, é porque fomos muito rígidos com as regras.”

“Tenho orgulho dos italianos porque eles seguiram as regras – mas a guerra ainda não acabou. Ainda precisamos ver o que vai acontecer em outubro, novembro e o inverno & quot ;, Fonte: Pierpaolo Sileri, Descrição da fonte: vice-ministro da saúde da Itália, Imagem: Pierpaolo Sileri

Linha transparente

A dica de alarme de Sileri nos próximos meses vem em parte do fato de que a Itália foi um dos países mais lentos a reabrir escolas – e que só agora o verão quente está começando a romper, o frio trazendo consigo o risco maior de contágio .

Portanto, é possível que a Itália, à frente do resto da Europa quando Covid chegou, esteja atrás da curva, pois seus vizinhos lutam com um pico.
Mas, por enquanto, os números parecem promissores. E essa fórmula simples – testes, regras, conformidade – irá, este país espera, interromper uma segunda onda e aliviar o legado de dor da primeira.

Leia Mais

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três lagoas terá unidade de saúde aberta até às 22 horas

Nos próximos dias, Três Lagoas poderá contar com uma novidade, uma unidade de saúde estará aberta para atender a população até as 22 horas....

Quinta-feira será de sol e tempo seco em Três Lagoas

Temperaturas podem chegar durante o dia aos 35°C.

PRF apreende 206 Kg de maconha em Três Lagoas

Desconfiada do excesso de peso das embalagens, a equipe abriu as caixas e encontraram sacos com o entorpecente.