08/01/2016 – Atualizado em 08/01/2016
Após dois meses da realização do exame, é hora de conferir o desempenho nas provas
Por: Neto
Hoje (08) finaliza a expectativa dos 5,7 milhões de candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, com a publicação das notas das provas da edição. Após dois meses da realização do exame, é hora de conferir o desempenho nas provas.
As notas estarão disponíveis no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), http://www.inep.gov.br/ na seção Página do Participante. Depois de fazer login no site, o aluno terá acesso a uma tabela com a pontuação alcançada em cada uma das provas objetivas do exame (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza) e também da redação do Enem.
Pergunta frequente: Como é calculada a nota do Enem?
Os candidatos sempre questionam a forma de cálculo das notas do Enem, segundo o Inep, as notas das provas objetivas do Enem são calculadas por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que estipula o valor de cada questão de acordo com o número de acertos e erros daquele exercício. Ou seja, quanto mais candidatos acetarem a resposta de um item, mais fácil ele será considerado. A lógica contrária vale para as questões com menos acertos, que serão consideradas mais difíceis.
E a redação?
A avaliação da redação do Enem é realizada inicialmente, por dois corretores. Caso apareça diferença de mais de 100 pontos na nota dada por eles, o texto é avaliado por um terceiro corretor e, caso permaneça a diferença, a redação é enviada para uma banca com mais três especialistas.
O que fazer com a nota do Enem?
se você não tirou nota 0 (zero) na redação, pode usar as notas do exame para ingressar em uma instituição pública de ensino superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Importante ressaltar que, as inscrições para participar da seleção ficam abertas do dia 11 a 14 de janeiro, ou seja, não perca tempo.
As notas do Enem também são utilizadas como critério de seleção em programas do Governo Federal, como o Programa Universidade para Todos (ProUni), que dá bolsas de estudo em instituições particulares, e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para concorrer a essas duas oportunidades, o candidato deve alcançar média mínima de 450 pontos nas provas objetivas e, lógico, não ter zerado na redação.
As notas do exame também são utilizadas em 11 instituições de ensino portuguesas e participação no programa Ciências sem Fronteiras, de intercâmbio acadêmico e, obtenção de certificação do ensino médio, por pessoas com mais 18 anos, que tenham nota mínima de 450 pontos nas provas objetivas e 500 ou mais na redação.



