23.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de dezembro, 2025

Nota Oficial : Vice-Presidente da ACS PMBM/MS

Policial – 02/05/2013 – 12:05

Na condição de vice-presidente da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul (ACSPMBM/MS), venho por meio desta nota esclarecer que fui excluído do processo de negociação salarial da categoria em 2013, liderada pelo presidente da ACS, que trata da questão junto ao Governo do Estado, pelos seguintes motivos:

1 – Entendo que a ACS, quando em negociação salarial ou em situações genéricas, representa todos os integrantes do segmento, dos Cabos e Soldados, sócios ou não, fator institucional que deve pautar as ações representativas da entidade.

2 – Ressalto ainda, como vice-presidente, que a ACS deve estar a serviço do segmento dos praças, denunciando desmandos praticados contra a classe por qualquer governo autoritário oriundo da velha republica “coronelista”, que usam o poder estatal para reprimir e aterrorizar os movimentos sociais e representativos.

3 – Compartilho também da opinião da maioria dos integrantes do segmento de que a ACS não pode se “calar” ou fazer “vista grossa” diante da falta de estrutura enfrentada pela categoria. Cito alguns exemplos como os baixos salários, a falta de fardamento, a regularização das promoções para Cabo e Terceiro Sargento, e a falta de efetivo, entre outras deficiências existentes.

4 – Sendo assim, a categoria é quem deveria ter decidido em assembleia geral qual índice de reajuste a ser reivindicado junto ao Governo do Estado. Posicionamento que defendo e sempre defenderei, porque a decisão deve ser coletiva, e não apenas de um grupo de pessoas. Infelizmente prevaleceu a vontade do presidente da ACS, ao não realizar assembleias para debater a questão com a classe.

5 – Devido a estes posicionamentos, fui excluído do processo de negociação neste ano, e também porque fui contra o acordo assinado pelo presidente da ACS no dia 02 de maio, que encerrou a mobilização salarial da categoria em 2012 (saiba mais no link http://www.midiamax.com/noticias/796616-vice+presidente+acs+usa+rede+social+para+criticar+reajuste+cabos+soldados.html), contrariando a deliberação da assembleia geral, que havia rejeitado a proposta do governo de 6%, mais a antecipação da tabela/2013.

6 – Neste contexto, cabe dizer que, ao longo dos anos, tenho defendido e lutado ferrenhamente pelo meu segmento como militante no movimento político representativo da categoria, sem dizer “amém” a governos ou a grupos políticos existentes na segurança pública de Mato Grosso do Sul.

7 – Portanto, diante da limitação do cargo de vice-presidente da ACSPMBM/MS, mesmo fora do processo de negociação salarial deste ano, espero que quem esteja tratando em nome da classe tenha êxito e que o percentual de reajuste reivindicado, mesmo sem conhecimento da categoria, não seja inócuo e de caráter irrelevante diante da defasagem salarial enfrentada, e que contemple a expectativa do segmento.

8 – Por fim, neste dia 01 de maio (Dia do Trabalhador), parabenizo todos os funcionários públicos militares, classe indispensável na construção da democracia e na preservação da ordem publica. Em especial aos meus pares de segmento que, mesmo sem a devida estrutura operacional para a realização da atividade fim, salários condizentes e promoções atualizadas, defendem a sociedade 24 horas por dia contra a criminalidade e a violência.

Cláudio M S de Souza Campo Grande-MS, 30 de abril de 2013.

Soldado PMMS/RR

Vice-Presidente da ACS PMBM/MS

Fonte: Assessoria de Comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Morre o advogado três-lagoense Luiz Carlos de Castro Pinto

Filho do ex-prefeito Júlio Mário Abott de Castro Pinto e Nelly Castro Pinto, faleceu na manhã desta terça-feira, 23.

Músico transforma dor em música e escolhe Três Lagoas para recomeçar

Marcelo Serralva contou como uma agenda de trabalho se transformou em um capítulo definitivo de sua vida após a esposa sofrer um AVC Marcelo Serralva...

Três Lagoas confirma caso de Gripe K; MS já soma 12 registros

Maioria dos pacientes é criança menor de 10 anos; Secretaria de Saúde reforça alerta e medidas de prevenção Mato Grosso do Sul confirmou, nesta segunda-feira...