21.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 25 de agosto, 2025

Norte-coreanos são mortos a tiros ao tentar fugir para a China

Internacional – 03/01/2012 – 09:01

Três norte-coreanos que tentavam fugir para a China foram mortos a tiros por soldados da Coreia do Norte, em meio ao reforço do controle das fronteiras por Pyongyang após a morte Kim Jong-il e a transferência de poder a seu filho mais jovem, informou um ativista à AFP.

Os três homens, com idade por volta de 40 anos, morreram quando tentavam cruzar o rio Yalu a partir da cidade norte-coreana de Hyesan, informou Do Hee-yun, que ajuda os refugiados do Norte.

“As pessoas que esperavam do lado chinês para ajudar os refugiados viram a cena. Os soldados levaram os corpos”, disse à AFP, com base nas informações de suas fontes na fronteira, na região de Changbai.

Os serviços de inteligência da Coreia do Sul não confirmaram o incidente.

Quase 23 mil norte-coreanos fugiram para buscar refúgio na Coreia do Sul desde o fim da Guerra da Coreia (1950-1953), sendo que metade deles apenas nos últimos cinco anos.

Mas as organizações de ajuda aos refugiados calculam que 100 mil norte-coreanos vivem de maneira oculta na China, sob a pressão dos traficantes de seres humanos e das autoridades chinesas.

Fonte: Terra

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Festa do Folclore reúne cultura, tradição e show inesquecível de Eduardo Costa

A cidade viveu uma noite memorável durante a tradicional Festa do Folclore, que mais uma vez encantou o público com sua mistura vibrante de...

Motociclista quase sofre acidente com linha de pipa cortante em Três Lagoas e faz apelo à população

Rafael Basilio relatou em rede social o risco que enfrentou ao ser surpreendido por linha com cerol ou chilena no centro da cidade e cobrou mais responsabilidade de pais e fiscalização das autoridades

Baratta conquista 4º lugar nos Jogos Mundiais ABADÁ-Capoeira 2025

José Augusto Dias Baratta representa o Brasil no Rio de Janeiro e entra para o ranking dos melhores do mundo na categoria “Viola”