22.4 C
Três Lagoas
sexta-feira, 13 de fevereiro, 2026

No Dia do Dentista, profissional destaca a importância da visita regular ao consultório

25/10/2016 – Atualizado em 25/10/2016

Segundo pesquisa, 55,6% dos brasileiros não consultam o dentista anualmente

Por: Marcio Ribeiro com http://ndonline.com.br

Basta ouvir o barulho da máquina do dentista que o coração de quem tem medo de ir ao consultório acelera. Mesmo temida, a visita ao odontologista, profissão celebrada no dia 25 de Outubro, deve ser feita regularmente.

“A maioria das pessoas tem medo, mas nós buscamos o conforto do paciente. O que é preciso lembrar é que, fazendo visitas regulares, a tendência é fazer apenas a prevenção”, conta a odontologista Belmira de Azevedo.

Ela diz que para escapar dos tratamentos, e assim da dor e dos custos, a prevenção é o melhor remédio. Para isso, a escovação dos dentes deve ser feita, no mínimo, três vezes por dia, aliada ao fio dental. “Também é importante evitar comer entre as refeições ou, se comer, escovar os dentes logo depois”, destaca. Ela lembra ainda da necessidade de visitar o dentista periodicamente, de seis em seis meses.

Embora essas dicas sejam conhecidas da maioria da população, Belmira conta que os pacientes não têm cuidado dos dentes da forma correta. “Acho que as pessoas têm sido negligentes. A tendência é que o índice de cáries diminuísse, mas não é o que notamos. Tenho visto pessoas bem novas, que tem acesso à informação, com bastante cárie”, ressalta.

Dados da PNS 2013 (Pesquisa Nacional de Saúde), 55,6% dos brasileiros não consultam o dentista nem ao menos uma vez por ano.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Sexta-feira será de sol, calor e possibilidade de chuva em Três Lagoas

Aproximação de uma frente fria pode provocar chuvas com raios e rajadas de vento no Estado

Comerciantes do Centro denunciam ameaças e danos após confusões envolvendo criança em Três Lagoas

Menor teria ameaçado funcionárias com estilete, tentado levar produtos e causado transtornos em estabelecimentos

Vigilância Sanitária alerta para riscos de canetas emagrecedoras irregulares em MS

Matheus Moreira Pirolo alertou sobre os riscos da automedicação, além das mortes em investigação e o combate ao comércio clandestino