8.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 11 de agosto, 2025

No Congresso, 21% querem trocar cadeira atual por prefeitura

Política – 09/01/2012 – 11:01

Menos de um ano após tomarem posse, 127 congressistas já planejam trocar de função e disputar, em outubro, uma cadeira de prefeito. Segundo um levantamento feito pelo jornal Folha de S. Paulo, 121 deputados federais e seis senadores – 21% do total de 594 parlamentares – tentam viabilizar seus nomes para o pleito. A oficialização das candidaturas ocorre em junho, e os congressistas não precisam se licenciar para a disputa. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Os parlamentares-candidatos levam algumas vantagens sobre os outros: além da visibilidade do mandato, eles têm a possibilidade de usarem, até abril, verba para produzir jornais e vídeos a título de divulgação do mandato. Ao fim dos arranjos estaduais, o número de deputados e senadores que realmente vão concorrer pode ser menor por causa das alianças. Em 2004, 96 congressistas saíram candidatos a prefeito ou vice, mas apenas 16 foram eleitos. Em cada legislatura, 18% dos parlamentares em média tentam ir para as prefeituras. Para o cientista político da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) Carlos Ranulfo, os deputados tentam concorrer as prefeituras por considerá-las mais atrativas pelo poder orçamentário.

Fonte: Terra

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Casa do Trabalhador de Três Lagoas está com 268 vagas de emprego

Você está em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho? Então fique ligado nas vagas disponíveis na Casa do Trabalhador de Três...

Período crítico para acidentes com escorpiões começa em MS

Estado registra mais de 3 mil casos em 2025 e reforça alerta para prevenção durante temporada de maior atividade dos escorpiões A Secretaria de Estado...

Três Lagoas começa segunda com manhã gelada e dia ensolarado, segundo meteorologia

Frente fria continua a derrubar as temperaturas no Estado, onde amanhecer continua gelado e pode registrar mínima de 5°C.