22 C
Três Lagoas
sexta-feira, 2 de maio, 2025

No Congresso, 21% querem trocar cadeira atual por prefeitura

Política – 09/01/2012 – 11:01

Menos de um ano após tomarem posse, 127 congressistas já planejam trocar de função e disputar, em outubro, uma cadeira de prefeito. Segundo um levantamento feito pelo jornal Folha de S. Paulo, 121 deputados federais e seis senadores – 21% do total de 594 parlamentares – tentam viabilizar seus nomes para o pleito. A oficialização das candidaturas ocorre em junho, e os congressistas não precisam se licenciar para a disputa. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Os parlamentares-candidatos levam algumas vantagens sobre os outros: além da visibilidade do mandato, eles têm a possibilidade de usarem, até abril, verba para produzir jornais e vídeos a título de divulgação do mandato. Ao fim dos arranjos estaduais, o número de deputados e senadores que realmente vão concorrer pode ser menor por causa das alianças. Em 2004, 96 congressistas saíram candidatos a prefeito ou vice, mas apenas 16 foram eleitos. Em cada legislatura, 18% dos parlamentares em média tentam ir para as prefeituras. Para o cientista político da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) Carlos Ranulfo, os deputados tentam concorrer as prefeituras por considerá-las mais atrativas pelo poder orçamentário.

Fonte: Terra

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

iPhones com iOS antigo perderão acesso ao WhatsApp na próxima semana

A partir da próxima segunda-feira (5), o WhatsApp deixará de funcionar em iPhones com iOS inferior à versão 15.1. O aplicativo também não é...

Ataque com canivete deixa jovem em estado grave durante evento em Três Lagoas

Três pessoas foram esfaqueadas no Balneário Municipal durante torneio de pesca na noite desta sexta-feira, 02, onde agressor segue foragido e Polícia Civil investiga o caso.

Carro desgovernado derruba semáforo em avenida próximo à Rodoviária em Três Lagoas

Motorista com sinais de embriaguez colidiu violentamente em cruzamento movimentado e precisou ser algemado após comportamento agressivo.