25/04/2017 15h22
Por: Ana Carolina Kozara
A tecnologia chegou para ajudar a sociedade e a partir de hoje (25) irá contribuir no combate à dengue e outras doenças em Três Lagoas, isso porque o setor de vigilância sanitária e saneamento básico do município irão utilizar um drone para realizar a fiscalização de áreas de difícil acesso ou imóveis fechados.
Os drones são equipamentos aéreos não tripulados, que recebem comandos por controle remoto, podendo capturar imagens de vídeo e fotografia quando conectados a aparelhos de celular.
O primeiro voo de reconhecimento foi realizado nesta terça-feira (25) com o apoio do coordenador do centro de controle de zoonoses (CCZ), Cristovam Bazan, dono da tecnologia e que se disponibilizou a auxiliar na fiscalização.
Nesta manhã, a equipe de vigilância sanitária e saneamento acompanharam os trabalhos com o aparelho em uma área onde existem dois terrenos alvo de diversas reclamações da vizinhança e onde também os agentes de saúde não tinham permissão de entrar.
Durante o voo teste do equipamento foi possível localizar possíveis focos de escorpião, já que no terreno havia diversas caixas e pedaços de madeira, já a existência de focos de dengue foi descartada, já que no local não havia o acumulo de água.
“Esperamos que a população passe a cuidar não apenas de espaços em que temos acesso, pois agora fiscalizaremos os terrenos fechados e notificaremos os donos, conforme o tipo de perigo encontrado”, afirmou Alcides Ferreira, coordenador Municipal de Endemias.
