23 C
Três Lagoas
quarta-feira, 5 de novembro, 2025

No Brasil, diabetes mata mais do que a Aids e o trânsito

Saúde – 14/11/2012 – 16:11

Balanço do Ministério da Saúde divulgado nesta terça-feira (03) aponta que o diabetes foi responsável pela morte de mais de 470 mil pessoas entre 2000 e 2010 no Brasil. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a doença crônica mata “quatro vezes mais do que a Aids”.

Em dez anos, a taxa de mortalidade passou de 20,8 para 28,7 óbitos por 100 mil habitantes. Ou seja: supera até mesmo o número de vítimas fatais do trânsito.

Em 2010, o país registrou cerca de 12 mil óbitos em decorrência do vírus HIV e mais de 42 mil mortos em acidentes de trânsito – no mesmo período, 54,8 mil pessoas morreram de diabetes.

Segundo Padilha, a diferença seria ainda maior se fossem consideradas as doenças em que o diabetes age como fator de risco, como câncer e doenças cardiovasculares. Em 2010, o diabetes foi associado a outras 68,5 mil mortes indiretas, totalizando 123 mil óbitos.

Fonte: Bem Paraná

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem finge ser deficiente e é desmascarado pela polícia em frente a banco no centro de Três Lagoas

Natural de Uberlândia (MG), o homem usava muletas para simular deficiência e pedir dinheiro.

Cabos de internet quase cortam pescoço de jovem em Três Lagoas

João Victor Araújo de Souza seguia para a faculdade quando foi atingido pelo fio e encaminhado ao hospital com um ferimento grave no pescoço Um...

Três Lagoas realiza mutirão de vacinação neste sábado para emissão da DVA

Ação da Secretaria de Saúde acontece em todas as UBSs do município e garante documento obrigatório para matrícula escolar de 2026