19.4 C
Três Lagoas
terça-feira, 6 de maio, 2025

Níveis de nicotina seis vezes maiores em usuários de cigarro eletrônico, revela estudo

Um estudo do Instituto do Coração (InCor) da USP revelou que os níveis de nicotina em usuários de cigarros eletrônicos podem ser até seis vezes maiores do que em fumantes de 20 cigarros convencionais por dia. A pesquisa, realizada em parceria com a Vigilância Sanitária de São Paulo e o Laboratório de Toxicologia da USP, mostrou que essa alta concentração sugere um risco maior de dependência.

A professora Jaqueline Scholz, coordenadora do estudo, ressaltou que muitos usuários tentaram abandonar o vape sem sucesso, indicando a forte dependência. Os resultados apontam que a população desconhece os riscos associados aos cigarros eletrônicos, que contêm partículas ultrafinas e outros químicos diferentes dos cigarros convencionais.

A pesquisa também destacou a falta de percepção de dependência entre os usuários e revelou uma relação com problemas de saúde mental. A professora Scholz defende a proibição dos vapes para evitar maiores impactos no Sistema Único de Saúde (SUS).

Com informações Jornal da USP.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Sig identifica suspeitos de roubo duplamente qualificado contra idoso, em Três Lagoas

Na manhã desta segunda-feira (5), agentes da SIG, a Seção de Investigação Geral da Polícia Civil de Três Lagoas, identificaram três pessoas suspeitas de...

14º Torneio de Pesca Esportiva de Três Lagoas

A 14ª Edição do Torneio de Pesca Esportiva de Três Lagoas, que recebeu  competidores de todas as partes do país e um grande público...

Comissão aprova projeto que proíbe cobrança de juros sobre imóvel atrasado no Minha Casa, Minha Vida

Saulo Pedroso, relator do projeto de lei que proíbe juros sobre parcela de imóvel do MCMV atrasada. (Foto: Divulgação Câmara Federal)