Inmet prevê retorno das chuvas, mas temperaturas seguem acima do normal em todo o Estado
O mês de outubro começou nesta quarta-feira (1º) com a previsão de chuvas acima da média para a região centro-leste de Mato Grosso do Sul, faixa que inclui Campo Grande e Três Lagoas. Apesar disso, as temperaturas devem permanecer mais quentes do que o normal em todo o Estado.
O prognóstico mensal, divulgado pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), aponta que os 31 dias do antepenúltimo mês do ano devem marcar o retorno gradual das chuvas no país. Em Mato Grosso do Sul, a expectativa é que as precipitações ajudem a reabastecer rios que seguem com níveis abaixo da média.
Tradicionalmente, outubro é o mês em que se registram as temperaturas mais altas do ano no Estado. Neste ano, segundo o Inmet, as médias devem superar os 28ºC na região oeste, que abrange o Pantanal. Com isso, as ações de prevenção a incêndios florestais devem ser redobradas.
Cenário nacional
No restante do país, o instituto destacou a “grande variabilidade em relação à chuva”. A região Sudeste deve ser a mais úmida, com previsão de precipitação acima da média em diversas áreas. Já no Centro-Oeste, Norte e Sul, a tendência é de chuva abaixo da média.