16.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de junho, 2026

Nelsinho promete construir centros para recuperação

08/08/2014 – Atualizado em 08/08/2014

Por: Correio do Estado

Sendo eleito governador de Mato Grosso do Sul, o candidato Nelsinho Trad (PMDB) vai construir cinco centros para tratamento de dependentes químicos no Estado, sendo em Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Três Lagoas e Corumbá, além de buscar a parceria de igrejas e instituições para enfrentar este problema que preocupa toda a sociedade: a questão das drogas.

“É uma realidade que temos que enfrentar, por isso vamos propor centros de recuperação de dependentes químicos para ajudar a recuperar aqueles que infelizmente se envolveram com drogas” afirmou Nelsinho. “Vamos também criar o Consultórios de Rua, principalmente nos municípios com adesão ao plano Crack, É Possível Vencer, tais como Campo Grande e Dourados”, acrescentou.

A ideia de Nelsinho Trad é que igrejas e instituições que já atuam na área de recuperação de dependentes sejam parceiras na implantação destas unidades regionais para o tratamento e o resgate de dependentes químicos. “E o Governo vai atuar na estrutura, cofinanciamento e na gestão multidisciplinar destes locais”, explicou Nelsinho, durante reunião esta semana com funcionários de uma empresa juntamente com a candidata a senadora Simone Tebet (PMDB) e o deputado estadual Márcio Fernandes (PTdoB), candidato à reeleição.

Tais unidades serão todas equipadas e contarão com profissionais preparados para garantir o tratamento adequado e também orientar os familiares, já que o envolvimento de um membro afeta, geralmente, toda a família. Conforme plano de governo do candidato, serão implantados também novos pontos de atenção da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e novos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) que atendem pessoas de todas as faixas etárias que apresentem problemas com álcool e outras drogas, e que funcionam 24 horas por dia, com 12 leitos para acolhimento noturno de pacientes em crises agudas por intoxicação de substancias psicoativas.

De acordo com o Levantamento Nacional de Famílias dos Dependentes Químicos (Lenad Família) feito pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), pelo menos 28 milhões de famílias tem alguém que é dependente químico. Estima-se que mais de 8 milhões de pessoas (5,7% dos brasileiros) sejam dependentes de álcool, ou de maconha ou de cocaína.

divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Frente fria derruba temperaturas e traz risco de tempestades em Três Lagoas nesta terça-feira

Cemtec-MS aponta mínima de 12°C, rajadas de vento e mudança brusca no tempo com avanço de massa de ar frio sobre Mato Grosso do Sul

IDÉIA INOVADORA: Cansada de ver famílias dormindo na rua, São Paulo entregou microcasas de 18 m² mobiliadas e tirou 888 pessoas da rua

A Prefeitura de São Paulo tem apostado em um modelo inovador de moradia transitória para atender pessoas em situação de rua. Por meio do...

Misto vence Taveirópolis na estreia e marca retorno ao futebol profissional com vitória

O Misto Esporte Clube começou com o pé direito sua caminhada na Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense. Na noite desta segunda-feira (22), o Carcará...