27 C
Três Lagoas
sábado, 3 de outubro, 2026

Nasa vai levar impressora 3D à estação espacial em 2014

Geral – 28/05/2013 – 11:05

Uma impressora 3D está prevista para chegar à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) no ano que vem, onde vai fabricar as primeiras peças já criadas por humanos foram da Terra. A empresa Made in Space fez uma parceria com a Nasa – a agência espacial americana – para testar a impressão em três dimensões na gravidade zero e dar início à capacidade de produzir fora do planeta itens talvez capazes de levar a humanidade para além do Sistema Solar. As informações são do portal Space.com.

“A experiência de impressão 3D com a Nasa é um passo à frente em direção ao futuro. A capacidade de imprimir peças e ferramentas em três dimensões sob demanda aumenta muito a confiabilidade e segurança de missões espaciais ao mesmo tempo em que reduz custos”, afirmou em um comunicado o CEO da Made in Space, Aaron Kemmer.

O equipamento deve ser levado ao espaço em agosto de 2014, junto com uma missão privada de envio de carga pela empresa SpaceX. O dispositivo vai construir objetos camada a camada a partir de polímeros e outros materiais, usando uma técnica de fabricação aditiva. Os projetos desses objetos serão carregados previamente em um computador a caminho do laboratório espacial e poderão ainda ser enviados a partir da Terra, informaram os representantes da Made in Space.

Os envolvidos na empreitada afirmam que a impressão 3D pode ajudar a tornar a vida no espaço mais fácil e mais barata. Durante uma apresentação no centro de pesquisas da Nasa, o cofundador da empresa, Jason Dunn, destacou que mais de 30% das peças individuais a bordo da ISS atualmente poderiam ser criadas com uma impressora 3D no espaço.

Fonte: Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mais de 88 mil três-lagoenses vão as urnas neste domingo

Município reúne 302 seções eleitorais distribuídas entre a 9ª e a 51ª Zonas, onde a Escola Dom Aquino Corrêa, no bairro Santos Dumont concentra o maior número de seções

AGU pede ao STF que declare inconstitucionais leis das bets

Na defesa, órgão cita malefícios provocados pelas apostas virtuais

Painel indica que El Ninõ pode ser um dos mais intensos desde 1950

Temperaturas devem permanecer acima da média em grande parte do país
error: Conteúdo Protegido