20.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 11 de setembro, 2025

“Não podemos tratar a Unei como presídio”, diz superintendente da unidade

Policial – 06/02/2012 – 08:02

As constantes fugas de adolescentes da Unei (Unidades Educacional de Internação) é um problema sério e que muitas vezes põe em cheque a segurança e o sistema sócio-educativo que a unidade oferece.

Para o juiz titular da Vara da Infância e Juventude Roberto Ferreira Filho o problema na Unidade Dom Bosco é a falta de segurança. Ele aponta a falta de câmaras no local. “São apenas os olhos humanos para fazer a segurança, isso é primário”, diz.

“O mato ao redor é muito alto, não para enxergar nada”, completa apontando mais uma dificuldade no local.

O juiz ainda disse que já pediu providências da Unei e que até agora nada foi feito. Ele ainda disse que faz visitas mensalmente ao local e se nada for feito vai pedir a interdição do prédio.

Outro lado

O superintendente de medidas coronel Hilton Villasanti Romero diz que essa visão está errada, ele lembra, que as pessoas precisam entender que ali é uma unidade educacional e não prisional.

“Não podemos tratar a Unei como presídio. Apesar de ser um local de internação ali é uma unidade educativa”.

Ele ainda ressalta que a atividade externa dos adolescentes depende da administração e não da justiça, pois está garantida no ECA (Estatuto da Criança e dos Adolescentes).

“O adolescente que está na Unei pode e deve sair independente de autorização judicial. Aqui não é um sistema prisional adulto”.

Dentre as diferença ele cita que a educação na Unei é obrigatória, enquanto que no sistema prisional não. “No sistema prisional adulto estuda se quiser, na Unei é obrigatório. É um direito do adolescente e estudar e não ficar durante o dia na Unidade. A justiça juvenil é protetiva”, explica.

Ainda segundo Villasanti a família dos adolescentes está sempre em contato com a Unei e participa ativamente das atividades sócio-educativas.

Para realizar as atividades educacionais, Villasanti disse que a Unei é equipada com 10 salas de aula, laboratório de informática, campo de futebol, entre outras benfeitorias.

Sobre a fuga de oito adolescentes em 13 de janeiro deste ano, o superintendente disse que os adolescentes estavam de férias e por isso havia muitos garotos no local e que isso pode ter facilitado a fuga.

Fonte: Midiamax

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prefeitura de Três Lagoas instala faixas elevadas de pedestres para reforçar segurança em escolas

Intervenções estão sendo realizadas pela SEINTRA com foco na proteção de alunos e pedestres nas proximidades de unidades de ensino

Quinta-feira será de tempo firme e calor em Três Lagoas

Sol predomina na cidade e temperaturas elevadas exigem atenção à hidratação e proteção solar

Falta d’água atinge diversos bairros de Três Lagoas nesta quarta-feira

Sanesul realiza conserto emergencial em rede e prevê normalização do abastecimento até as 19h