23.9 C
Três Lagoas
segunda-feira, 10 de agosto, 2026

Na retomada do Conselho de Ética, Pollon denuncia casos de tortura e negligência contra os presos do 8 de janeiro

Durante a retomada do julgamento na Comissão de Ética da Câmara dos Deputados, o deputado federal Marcos Pollon (PL-MS), voltou a denunciar abusos dos direitos humanos contra os presos políticos do 8 de janeiro, incluindo casos de violência, humilhação e negligência.

Usando camiseta escrito “Anistia Já”, o deputado Marcos Pollon conduziu oitivas com as testemunhas que deram depoimento durante a licença médica do parlamentar em dezembro do ano passado.

Pollon ouviu a advogada da Associação dos Familiares e Vítimas de 8 de janeiro, Carolina Barreto Siebra, que contou das condições desumanas que os presos políticos do 8 de janeiro passaram na cadeia.

O deputado relatou que uma das mulheres detidas ficou menstruada sem ter acesso a absorventes, foi agredida por uma carcereira e, em meio ao sofrimento, ouviu que era para chamar o “mito”. “Uma mulher com idade para ser a minha irmã, dizendo que quando chegou o ciclo dela, não teve acesso a absorvente, ficou suja por mais de uma semana, foi espancada pela carcereira e quando ela estava chorando, com frio, molhada, deitada no chão, a carcereira foi até onde ela estava e falou: chama o mito para te salvar”, relatou.

O parlamentar também contou o caso de uma professora de Mato Grosso do Sul que ficou presa durante um ano por ter recebido R$ 500 de uma vaquinha para comprar marmitas para os manifestantes que estavam acampados. “Ela nem participou das manifestações de 8 de janeiro, mas foi presa só pq ajudou as pessoas se alimentarem. Ela não consegue emprego e não tem condições para comprar os medicamentos que precisa para sua saúde”, disse.

O deputado Sargento Gonçalves também testemunhou e reforçou que o julgamento dos três parlamentares têm caráter persecutório, uma vez que os parlamentares não cometeram nenhuma irregularidade e participaram de forma pacífica do protesto em prol da anistia dos presos políticos de 8 de janeiro, juntamente com setenta deputados da oposição.

As testemunhas afirmaram que não houve resistência na desobstrução da mesa e que os deputados deixaram as cadeiras da mesa diretora no momento em que foi solicitado, não atrapalhando o início da sessão.

Marcos Pollon também destacou que sofreu ataques preconceituosos e capacitistas da imprensa, que utilizou de maneira leviana seu diagnóstico Transtorno do Espectro Autista, distorcendo um vídeo que o parlamentar gravou para defender o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS).

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Posse da nova Diretoria do Capítulo Roberto Ribeiro de Souza n. 460, da Ordem DeMolay, na Loja Maçônica Renascença n. 42

Na noite do último sábado, foi realizada a Cerimônia Pública de Posse da nova Diretoria do Capítulo Roberto Ribeiro de Souza n. 469, da...

‘Daniel Churrasqueiro’ mobiliza população para tradicional festa das crianças carentes em Três Lagoas

Ação realizada há mais de 20 anos busca arrecadar alimentos, doces e brinquedos para proporcionar um dia especial às crianças do bairro Vila Haro e comunidades vizinhas

Prefeitura de Três Lagoas reforça transparência e confiança nas instituições após investigação

Administração Municipal esclarece que contratos citados na apuração foram firmados em diferentes períodos e afirma que seguirá trabalhando normalmente, com responsabilidade e respeito à população
error: Conteúdo Protegido