15.9 C
Três Lagoas
segunda-feira, 7 de julho, 2025

Na Ponta da Língua inicia apresentações em Escolas

Educação – 11/09/2012 – 12:09

Após duas semanas em Campo Grande, o Na Ponta da Língua, que tem a finalidade de desmistificar as alterações implementadas pelo novo acordo ortográfico da língua portuguesa por meio de apresentações teatrais do grupo paulista XPTO, iniciou a programação pelas cidades do interior de Mato Grosso do Sul. Na segunda-feira (10/09), o Projeto do Sesi chegou a Terenos (MS), onde foi assistido por 270 alunos da Escola Municipal Jamic, e, nesta terça-feira (11/09), estará em Jaraguari (MS), na Escola Estadual José Serafim Ribeiro.

Ao todo, o projeto vai beneficiar 38 mil estudantes de 55 escolas públicas e privadas até dezembro deste ano percorrendo 46 municípios de Mato Grosso do Sul – Campo Grande, Terenos, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Dourados, Itaporã, Douradina, Fátima do Sul, Jateí, Gloria de Dourados, Vicentina, Batayporã, Taquarussu, Angélica, Deodápolis, Naviraí, Novo Horizonte do Sul, Jutí, Japorã, Mundo Novo, Itaquiaraí, Sete Quedas, Paranhos, Tacuru, Ponta Porã, Laguna Caarapã, Antonio João, Bela Vista, Caracol, Guia Lopes da Laguna, Bonito, Anastácio, Bodoquena, Corumbá, Dois Irmãos do Buruti, Rochedo, Corguinho, Camapuã, Rio Negro, Pedro Gomes, Alcinópolis, Figueirão, Cassilândia, Aparecida do Taboado, Selviria e Três Lagoas.

Segundo o superintendente do Sesi, Michael Gorski, neste ano o Na Ponta da Língua também chegará ao departamento administrativo das indústrias de Campo Grande, que poderão conferir de perto a iniciativa. “A primeira indústria beneficiada será o Frigorífico JBS, que receberá o Na Ponta da Língua nesta quarta-feira (12/09). Neste ano estamos complementando o trabalho que já foi realizado em 2011, o que nos mostra o sucesso e a repercussão das apresentações em todo o Estado. Ficou o sentimento de quero mais, de cidades e escolas que receberam a iniciativa e que gostariam de conferir novamente, além de localidades de não haviam sido atendidas antes”, destacou.

O projeto

Além das apresentações artísticas do grupo XPTO, o Na Ponta da Língua também vai distribuir milhares de cartilhas que explicam as mudanças na língua portuguesa. A peça possui cinco personagens, entre eles o casal de bonecos “João” e “Maria”, além do “Senhor A”, que conta boa parte de toda a história embalada por canções animadas e fáceis de gravar. No ano passado, foram beneficiados 37.872 estudantes de 72 escolas publicas e privadas de 39 municípios, que ao longo de três meses receberam as apresentações teatrais e distribuição de cartilhas sobre as principais alterações ortográficas.

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, destaca que a definição dos 46 municípios que serão atendidos neste ano teve como critério as cidades que possuem indústrias. “Queremos estar mais pertos dessas indústrias e levar a reforma ortográfica a todos, de forma lúdica e descontraída. É com muita satisfação que lançamento mais esta edição, isso comprova o sucesso que tivemos no ano passado, atestando a competência de todos os envolvidos”, frisou.

Na Capital, durante duas semanas, a 2ª edição do Na Ponta da Língua no Estado foi assistido por 6.410 estudantes de 6 escolas públicas e privadas, além do público presente ao Centro de Convenções e Exposições Albano Franco no dia 29 de agosto para o lançamento do Projeto do Sesi. Apenas nas escolas foram 4.283 alunos do Colégio ABC (640), Colégio Auxiliadora (593), Escola Estadual Professor Sílvio Oliveira dos Santos (725), Escola Estadual Arlindo de Andrade Gomes (753), Escola Estadual Waldemir Barros da Silva (807) e Escola Municipal Dr. Eduardo Olímpio Machado (765).

Fonte: Ascom/FIEMS / Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Militar realiza abordagem em tabacaria alvo de denúncias no bairro Ipacaraí

Ação ocorreu na madrugada de domingo após reclamações de perturbação e manobras perigosas A Polícia Militar de Três Lagoas realizou uma ação de fiscalização na...

Discussão entre ex-casal embriagado mobiliza Polícia Militar em Três Lagoas

Ocorrência foi registrada na madrugada de domingo no Jardim Alvorada; ninguém quis representar criminalmente Na madrugada deste domingo (6), a Polícia Militar foi acionada para...

Capivara ferida na Lagoa Maior levanta temor de ataque de jacaré

Animal foi atendido por equipes ambientais; população é orientada a manter distância Uma capivara ferida foi avistada nesta sexta-feira (4) nas proximidades da pista de...