Policial – 12/03/2012 – 15:03
Uma denúncia anônima possibilitou que uma equipe de fiscalização da Agência Estadual de defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul-IAGRO, com o apoio da Polícia Militar, apreendesse na manhã desta segunda-feira (12), 71 quilos de queijo tipo mussarela, que era fabricada de forma clandestina em uma propriedade rural, localizada nas proximidades da fronteira com o Paraguai, em Mundo Novo.
Segundo os técnicos responsáveis pela apreensão do produto, o queijo era produzido em precárias condições de higiene, inclusive próximo a chiqueiros e galinheiros, e sem cumprir as normas exigidas, para que se obtenha a autorização de produção junto aos órgãos competentes.
A armazenagem também era inadequado e por isso, de acordo com a Lei 3. 823/2009, que regulamente a produção, armazenamento e transporte dos produtos de origem animal e vegetal no Estado e, portanto, o produto deverá ser incinerado, já que existe a possibilidade de que o queijo esteja contaminado por coliformes fecais ou a salmonela, bactéria responsável por ocasionar vários óbitos em nosso País.
O produtor rural, dono de um sítio de 30 hectares e que há muitos anos produzia a mussarela, que era distribuída no comércio de Mundo Novo e região, recebeu uma sanção administrativa (multa) e também orientações de como proceder para regularizar sua situação junto aos órgãos competentes.
Fonte: 12ºBPM / 12ºBPM