15.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 4 de julho, 2025

Município recebe veículo para Centro de Atendimento à Mulher

Geral – 05/03/2012 – 18:03

Márcia Moura participou da solenidade que contemplou oito municípios no Estado

A prefeita de Três Lagoas, Márcia Moura (PMDB), e a secretária de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, Maria Lúcia Firmino, participaram na manhã desta segunda-feira (5), no pátio da Governadoria em Campo Grande, da solenidade de entrega de veículos que serão utilizados nos novos Centros de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, nas cidades polos do Estado. Na ocasião, o governador André Puccinelli (PMDB) entregou oito veículos aos representantes dos municípios, sendo um destinado à Três Lagoas.

O Centro de Atendimento é uma das ações previstas pelo Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e a instalação das unidades é uma parceria entre o Governo Federal, Governo do Estado e os municípios. A aquisição dos automóveis – veículo tipo sedan – recebeu investimento de R$ 288 mil.

O convênio com o Governo Federal assinado em dezembro de 2009 soma cerca de R$ 1 milhão. “O uso do veículo será exclusivo para o centro. Desta forma teremos agilidade e qualidade para atendermos as mulheres vítima de violência”, afirmou a subsecretária da Mulher e da Promoção da Cidadania, Carla Stephanini.

A prefeita Márcia Moura falou em nome dos prefeitos e destacou a importância da parceria com o Governo do Estado para dar suporte ao atendimento das mulheres nos municípios. “Três Lagoas foi a primeira cidade polo a receber o Centro de Atendimento à Mulher e esta parceria com o Governo Estadual é fundamental para valorizar e dar dignidade às nossas mulheres, muitas vezes vitimadas pela violência doméstica. Este veículo, que dará suporte ao trabalho dos Centros nos municípios, demonstra a sensibilidade do Governador em prol da proteção à mulher”, destacou a prefeita em sua fala.

Em seu breve discurso, o governador parabenizou os municípios polos que aderiram à implantação dos centros. “O Estado deu a estrutura dos centros e os municípios entram com o material humano. E esta entrega de hoje é um convênio com o Governo Federal com contrapartida do Estado. Zelem por seus bens e continuem com este trabalho de qualidade no atendimento às mulheres”, enfatizou André Puccinelli, que também salientou a importância de as mulheres ocuparem mais espaços no meio político.

Dos oito centros beneficiados, sete já estão funcionamento, entre eles Aquidauana Corumbá, Três Lagoas, Jardim, Fátima do Sul, Coxim e Ponta Porã. Já o de Naviraí está em fase de implantação. Os centros contam com profissionais treinados e capacitados para atenderem as vítimas de violência. As mulheres recebem atendimento sócio psicológico e jurídico.

Participaram da solenidade de entrega, além de prefeitos e coordenadores dos centros, a Secretária de Estado de Assistência Social, Tania Mara Garib; os deputados estaduais Eduardo Rocha, Mara Caseiro, Dione Hashioka, e Junior Mochi; os vereadores de Três Lagoas Jorge Aparecido Queiroz (PSDB) e Antônio Teixeira Empke Junior (PMDB), e demais autoridades.

Estrutura e Atendimento

Em Três Lagoas, o Centro de Atendimento à Mulher iniciou suas atividades em outubro de 2011. Nos três primeiros meses, 70 mulheres procuraram atendimento direto com as técnicas e cerca de 500 foram envolvidas em campanhas. De acordo com a coordenadora Lorena Mariá Rodrigues de Oliveira, os dados demonstram que a maioria das mulheres (42%) atendidas no Centro sofrem dois tipos de violência: física e psicológica, e que 33% sofrem violência psicológica. Outros dados ainda apontam que 37% delas têm entre 30 e 39 anos de idade; 40% são donas de casa; 42% possuem o ensino fundamental incompleto; 42% ganham até dois salários mínimos de renda familiar; e 74% moram em conjuntos habitacionais. “Isso significa que a maioria dessas mulheres depende de seus companheiros, não trabalham fora, não possuem estudos, por isso é tão difícil de romper com o ciclo de violência”, avaliou a assistente social.

Em 2012, ainda conforme Lorena, houve um aumento de 30% no atendimento em relação ao ano passado. “Podemos entender que esse aumento é um reflexo do trabalho de divulgação e conscientização desenvolvido com a comunidade”, concluiu Lorena. Este ano, o Centro de Atendimento de Três Lagoas iniciou um grupo de reflexão com as mulheres, orientando para que elas se sintam mais fortalecidas e empoderadas.

O principal objetivo do centro é orientar e fortalecer a mulher vítima de violência a denunciar ou saber se impor o suficiente para resolver a situação em que ela se encontra. Segundo dados da Subsecretaria da Mulher e da Promoção da Cidadania, 90% da violência sofrida pelas mulheres são cometidas na própria residência e pelo companheiro ou ex-companheiro.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Assessoria de Comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Cultura indígena ganha forma em argila em escola do distrito de Arapuá, em Três Lagoas MS

Atividade prática com alunos do 6º ano une expressão artística, tradição dos povos originários e valorização da identidade regional

A Rua é Nossa terá uma programação de Diversão e Cultura em Três Lagoas

Com programação gratuita e voltada para todas as idades, o evento “A Rua é Nossa” transforma a orla da Lagoa Maior em um espaço de lazer, cultura e inclusão, com destaque para a contação de histórias do projeto infantil “Em Cada Conto”.

“Cinema nos Bairros” será realizado no Guanabara nesta sexta (04)

O filme "Encrenção" será exibido de forma totalmente gratuita