28.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 25 de agosto, 2025

Município com bandeira cinza consegue aval do Estado para não seguir decreto

16/06/2021 13h29
Por: Deyvid Santos

DOURADOS (MS) – Única cidade no Estado a adotar lockdown, Dourados obteve autorização do Governo do Estado para não precisar seguir as regras do decreto estadual que classificou a cidade com bandeira cinza. Com isso, serviços não essenciais, como bares e restaurantes, poderão funcionar normalmente na cidade.

No parecer favorável ao pedido feito pelo prefeito do município, Alan Guedes (PP), o secretário estadual de Saúde Geraldo Resende considerou a situação “excepcionalíssima” de Dourados, que entre os dias 30 de maio a 12 de junho impôs medidas restritivas “extremamente rígidas”, até mais do que as previstas no próprio decreto estadual em vigor.

Também contaram a favor do município os dados epidemiológicos, que demonstram a redução do índice de contágio do novo coronavírus na cidade, além da ampliação da testagem da população e a queda de 45% da média móvel de óbitos. A liberação do Estado, no entanto, não altera a reclassificação da bandeira de Dourados para a cor cinza no Prosseguir, e tampouco isenta o município de seguir o toque de recolher, das 20h às 5 horas.

Na segunda-feira (14), a prefeitura de Dourados informou que 15% da população local já foi imunizada com as duas doses de vacinas contra a covid-19 desde janeiro. Na cidade que tem em torno de 225 mil habitantes, 33.910 pessoas foram contempladas com as duas doses até agora. A primeira dose foi aplicada em 83.389 pessoas, o equivalente a 36,9% da população. A média é de uma vacinada a cada grupo de 2,7 pessoas.

Queda de braço – Mesmo sem autorização do governo do Estado – como ocorreu em Dourados – as prefeituras de Campo Grande e Três Lagoas também decidiram liberar o funcionamento das atividades não essenciais. Diante da insurgência dos municípios, o governo estadual divulgou nota no começo desta noite em que alerta os prefeitos sobre as possíveis consequências que eles podem sofrer caso desrespeitem o novo decreto estadual. O Estado também ressaltou que a partir de agora cabe ao Ministério Público a “tomada das medidas legais cabíveis” em resposta aos desmandos.

Informações do site Campo Grande News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Ônibus com time de futsal de Ribas do Rio Pardo se envolve em acidente

Atletas retornavam de jogo em Três Lagoas quando veículo foi atingido por carreta na BR-262; ninguém ficou ferido Um grande susto marcou o retorno da...

Buscas continuam por jovem da Bahia desaparece no Rio Verde, em Água Clara

Bombeiros de Três Lagoas retomam buscas em rio com histórico de afogamentos As águas do Rio Verde, em Água Clara, voltaram a ser palco de...

Duo Pop presta homenagem para Os Paralamas do Sucesso em Três Lagoas

Banda local encerra a 35ª Festa do Folclore com apresentação de alto nível técnico e performance marcante A 35ª Festa do Folclore de Três Lagoas...