27.4 C
Três Lagoas
segunda-feira, 9 de fevereiro, 2026

Mulheres têm direito de escolher se querem se defender, afirma Pollon após assassinato de professora

Após o assassinato de uma professora universitária, morta a facadas por um aluno,o deputado federal Marcos Pollon (PL-MS) destacou a necessidade de uma legislação que permita à mulher decidir a forma de se proteger. “O Estado é incapaz de fornecer proteção para as mulheres. Casos como esse, incluindo feminicídios e até violência sexual contra a mulher, poderiam ser evitados se as mulheres tivessem o direito de escolha de se defender”, afirmou.

Segundo Pollon, estudos internacionais reforçam esse argumento. “Um estudo nos Estados Unidos demonstra que a mulher que utiliza arma de fogo, que anda armada, reduz em mais de 90% a chance de ser vítima de violência”, explicou o parlamentar.

Marcos Pollon ressaltou ainda que projetos de lei de sua autoria, atualmente em tramitação no Congresso Nacional, buscam evitar que tragédias semelhantes se repitam. “A imprensa ironizou e achincalhou quando apresentei projetos de lei para facilitar a aquisição de armas por mulheres e também para que professores pudessem se defender. Se essa professora de Direito pudesse se defender, ela teria uma chance”, declarou.

Entre as propostas apresentadas está o Projeto de Lei nº 951/2023, que garante o porte de arma de fogo para mulheres em situação de violência doméstica ou familiar, ou em condição de risco à integridade física, atribuindo presunção legal de efetiva necessidade diante do extremo risco em que se encontram.

O deputado também cita o PL nº 5.784/2025, que garante o porte de arma de fogo aos profissionais do magistério em efetivo exercício. Já o PL nº 766/2023 prevê a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na aquisição de armas de fogo para mulheres vítimas de violência doméstica ou que desempenhem atividade profissional em período noturno.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Posse da nova Diretoria da Rede Feminina de Combate ao Câncer

Na última sexta-feira, dia 06, aconteceu a cerimônia de posse da nova Diretoria da Rede Feminina de Combate ao Câncer. Em uma noite marcada...

2°BPM lança ‘Operação Volta às Aulas’ para reforçar segurança em escolas

Ação intensificará policiamento e controle do trânsito em Três Lagoas e municípios vizinhos

Rádio Patrulha prende suspeito de furto de fiação elétrica em praça de Três Lagoas

Indivíduo foi flagrado em ação durante patrulhamento no último sábado, 07