06/03/2018 09h01
Nas últimas eleições, foram apenas seis prefeitas eleitas nos 79 municípios do Estado
Por: Da Redação
Apesar de comporem a maior parte do eleitorado em Mato Grosso do Sul (52%), as mulheres acabam tendo historicamente menos representatividade do que os homens na política estadual. O que pode nos ajudar a perceber isso é a quase ausência de mulheres como chefes do Executivo. Nas últimas eleições, foram apenas seis prefeitas eleitas nos 79 municípios do Estado.
Para essas mulheres que atuam no cotidiano político regional, vários são os desafios em ter de lidar com um ambiente predominantemente masculino. “O preconceito começa intrapartidário, dos partidos que não dão espaço”, pontua a senadora, ex-vice-governadora e ex-prefeita de Três Lagoas, Simone Tebet (MDB).
Esse preconceito não acaba depois que uma mulher consegue espaço para ser eleita. “Uma vez que você é eleita, você tem que trabalhar o dobro, mostrar muito mais trabalho, pra conseguir a confiança política dos partidos”, diz Simone.
Atualmente, o Brasil possui leis que exigem que haja uma cota de 30% de mulheres nas vagas de cada partido para candidatos às eleições, como forma de garantir a representação feminina.
Simone Tebet explica que esse é um fator determinante para elaboração de políticas públicas para as mulheres. “Das 512 assinaturas da Constituição Federal de 1988, havia 26 deputadas, nenhuma senadora. E elas sozinhas conseguiram incluir no texto avanços para as mulheres, como licença-maternidade e igualdade salarial”, lembra a senadora.
Na Assembleia Legislativa, são três mulheres entre 24 deputados, e na Câmara da capital, são duas para 29 vereadores. Em Três Lagoas, foram três mulheres eleitas nas 17 vagas de vereadores disponíveis.
Para senadora, o problema está na falta de apoio dos partidos às candidaturas femininas. “Quantas candidatas têm em um ano e quantos homens?” questiona Simone.
A senadora acredita que o problema não está no eleitor. “O eleitor votaria na mulher sim, mas elas não recebem o mesmo apoio, o mesmo incentivo, a mesma visibilidade que os homens ganham”, afirma.
Por: Midiamax



