34.7 C
Três Lagoas
sábado, 31 de janeiro, 2026

MS tem a 4ª menor taxa de desemprego do Brasil, aponta IBGE

PNAD Contínua mostra desocupação de 2,9% no estado, estabilidade no mercado de trabalho e queda na informalidade

Mato Grosso do Sul registrou a 4ª menor taxa de desemprego do Brasil, segundo os dados do 3º trimestre da PNAD Contínua, divulgados nesta sexta-feira (14) pelo IBGE. A taxa de desocupação ficou em 2,9%, ficando atrás apenas de Santa Catarina (2,3%), Mato Grosso (2,3%) e Rondônia (2,6%).

O levantamento investiga diversos aspectos do mercado de trabalho, como número de empregados, autônomos, empregadores e rendimentos. No período analisado, o estado contabilizou 2,28 milhões de pessoas em idade de trabalhar, das quais 1,48 milhão formavam a força de trabalho. Desse total, 1,44 milhão estavam ocupadas e 43 mil desocupadas, o menor número da série histórica iniciada em 2012.

O nível de ocupação alcançou 63%, alta de 0,7 ponto percentual em relação ao trimestre anterior.

Campo Grande

Na capital, a taxa de desocupação ficou em 3,4%, queda de 0,9 ponto em relação ao segundo trimestre. Com isso, Campo Grande passou a ocupar a 6ª colocação entre as capitais com menor índice de desemprego.

Empregos formais e informais

O número total de empregados no estado foi de 1,03 milhão, estável em relação ao trimestre anterior. Entre esses trabalhadores:

  • 724 mil estão no setor privado;
  • 222 mil no setor público;
  • 93 mil são trabalhadores domésticos.

A informalidade atingiu 31,1%, uma das menores taxas do país, representando 448 mil pessoas ocupadas sem registro. Entre as capitais, Campo Grande tem a 3ª menor taxa de informalidade.

No cenário nacional, a taxa de desocupação foi de 5,6% no período.

Com informações Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três em cada dez desaparecidos no Brasil são crianças ou adolescentes

Sumiço de meninas lidera casos de desaparecimento infantojuvenil Três em cada dez casos de desaparecimento registrados no Brasil, durante o ano de 2025, envolveram crianças...

Brasil registrou 84,7 mil desaparecidos em 2025; média de 232 por dia

O total de pessoas localizadas também vem aumentando ano a ano O Brasil registrou 84.760 casos de desaparecimento de pessoas em 2025. O número equivale...

Polícia Civil recupera dez cervejeiras furtadas em operação da SIG

Equipamentos avaliados em cerca de R$ 60 mil foram desviados de empresa de transporte, onde três pessoas poderão responder por receptação