24.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 13 de novembro, 2025

MS tem 89,87% dos municípios com alta incidência de dengue

20/10/2016 – Atualizado em 20/10/2016

Três Lagoas registrou um caso de chikungunya, enquanto Estado computou 20 e mais 339 de vírus da zika em 2016

Por: Marcio Ribeiro com G1

A temporada de chuva, período de maior procriação do mosquito aedes aegypti, ainda está no início. O inseto é responsável por transmitir dengue, febre chikungunya e o vírus da zika. Mato Grosso do Sulx tem 89,87% dos municípios com alta incidência de dengue. Os dados são dos boletins epidemiológicos divulgados nesta quarta-feira (19).

A doença ocasionou 19 mortes em oito cidades sul-mato-grossense em 2016. A dois meses para o ano terminar, a Secretaria do Estado de Saúde (SES) notificou 58.484 casos de dengue. Os meses de maior incidência foram janeiro e fevereiro.

Outra transmissão feita pelo aedes é a febre chikungunya. Já foram confirmados 20 casos em: Aquidauana (2); Campo Grande (8); Corumbá (4); Inocência (1); Jardim (2); Ladário (2) e Três Lagoas (1). São 168 suspeitas aguardam resultado de exame.

Especialistas não descartam a possibilidade de haver uma epidemia da doença no próximo ano. Segundo o infectologista Rivaldo Venâncio, o número de casos no país nos primeiros oito meses de 2016 é de cerca de cinco vezes maior em comparação a todo 2015.

Estado registrou 339 casos de vírus da zika. Desse total, 231 estão sendo monitorados. Durante o ano, 2.305 pessoas fizeram o exame e 1.753 tiveram a suspeita descartada.

sintomasdadengue.net.br

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas recebe nova picape da Secretaria de Estado de Saúde para reforçar a Vigilância em Saúde

Veículo doado pelo Governo do Estado será utilizado para apoiar ações e deslocamentos das equipes municipais de saúde A Prefeitura de Três Lagoas recebeu oficialmente...

Risco de morte fetal é 68% maior em municípios mais pobres, aponta pesquisa da Fiocruz

Estudo revela desigualdade na natimortalidade e reforça necessidade de políticas públicas específicas para regiões vulneráveis

Três Lagoas moderniza setor de oftalmologia e reduz filas com novo equipamento

Aquisição de tomógrafo garante diagnósticos mais precisos e atendimento mais rápido na rede pública de saúde A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria...