30.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de junho, 2026

MS reforça crescimento e aposta em inovação

Governador cumpre extensa programação, dialoga com setores produtivos e destaca avanços econômicos e tecnológicos do Estado

Mato Grosso do Sul consolida sua transformação econômica ao deixar para trás o modelo concentrado no binômio boi-soja e avançar para uma matriz mais diversificada, com forte atração de investimentos, geração de empregos e crescimento social nos 79 municípios. O Estado vive um novo ciclo de desenvolvimento impulsionado por políticas públicas estratégicas.

Dando continuidade a esse processo, o governador Eduardo Riedel cumpriu uma agenda intensa nesta quinta-feira (16), durante a 86ª Expogrande, em Campo Grande, onde instalou um “gabinete itinerante” para ouvir demandas e discutir ações com representantes do setor produtivo. O dia foi marcado por diálogo direto e construção de soluções para o futuro econômico do Estado.

Logo pela manhã, o governador se reuniu com 13 lideranças do agronegócio para debater o fortalecimento das cadeias produtivas e formalizar protocolos de intenções entre governo e instituições do setor. A iniciativa reforça a busca por maior competitividade no mercado nacional e internacional.

Entre os projetos apresentados, destacam-se a criação de um centro de ensino no Pantanal, voltado à educação gratuita, e o uso de inteligência artificial para agilizar processos de regularização fundiária em áreas de fronteira. As propostas apontam para inovação e desenvolvimento sustentável no Estado.

Ainda no período da manhã, foram apresentados dados da safra de soja, que já alcança cerca de 4,5 milhões de toneladas, além de ações voltadas ao fortalecimento da citricultura, como a retirada de plantas que favorecem pragas. O avanço da produção agrícola demonstra a força do setor no cenário estadual.

Outro destaque foi o programa Proleite MS, que já investiu R$ 9,2 milhões em melhoramento genético e apoio à produção leiteira, beneficiando diretamente mais de 200 produtores. A iniciativa amplia a produtividade e fortalece a cadeia do leite no Estado.

Durante a tarde, as reuniões continuaram com foco em cadeias produtivas como suinocultura, avicultura, piscicultura e setor florestal, responsáveis por movimentar a economia e gerar milhares de empregos. Os números evidenciam a importância desses segmentos para o crescimento regional.

À noite, o governador percorreu o parque de exposições, conversando com expositores e acompanhando inovações tecnológicas aplicadas ao campo, além de participar de homenagens promovidas por instituições locais. O encerramento reforçou o reconhecimento ao papel do setor produtivo no desenvolvimento estadual.

Segundo Riedel, a transformação econômica de Mato Grosso do Sul é resultado de planejamento, resiliência e inovação ao longo dos anos, mesmo diante de crises. O Estado segue avançando com foco em sustentabilidade, tecnologia e competitividade.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

14º Encontro de Carros Antigos reúne mais de 5 mil pessoas e arrecada 900 quilos de alimentos

O Balneário Municipal Miguel Jorge Tabox foi palco, nos dias 20 e 21 de junho, de mais uma edição de um dos eventos mais...

Bairro Novo Oeste receberá, no dia 27, a 1ª Feira da Cidadania com diversos serviços para a população

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio das diversas secretarias da Administração Municipal e em parceria com instituições públicas e privadas, realizará a 1ª...

“Três Lagoas ganha protagonismo com a UFN3”, afirma Eduardo Riedel à Rádio Caçula

Governador destacou a importância da unidade de fertilizantes em Três Lagoas para reduzir dependência externa e fortalecer segurança alimentar do país