28.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 28 de outubro, 2025

MS quer aplicar dose de reforço contra Covid em idosos e continuar vacinando adolescentes

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, disse nesta quarta-feira (18), que Mato Grosso do Sul quer autorização do Ministério da Saúde para aplicar uma dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em idosos acima de 60 anos que já tenham completado o ciclo vacinal, mas também continuar a imunizar os adolescentes de 17 a 12 anos.

Sobre essa dose extra em idosos, ele comentou que estudos indicariam que seis meses após receber a segunda dose, que decresce a imunidade contra a doença nessa parcela da população. Comentou ainda que a ideia é que o reforço seja feito com um imunizante diferente do que o idoso recebeu anteriormente.

O secretário comentou que Mato Grosso do Sul pretende fazer uma mediação, destinando parte das doses que receber para o reforço aos idosos e outro quantitativo para a vacinação dos idosos. Em outra frente, comentou que o estado também pede ao Ministério da Saúde para encurtar o prazo de aplicação entre as duas doses dos imunizantes, que havia sido determinando pelo órgão.

O secretário comentou ainda que os dados da pandemia nesta quarta-feira reforçam a percepção da retração da pandemia em número de casos, de internações e da taxa de contágio e que essas informações foram fundamentais para que o governo do estado decidisse colocar fim ao toque de recolher a partir de segunda-feira, dia 23.

Ele lembrou entretanto que essa medida é estadual, e os municípios, conforme a sua realidade diante da pandemia, podem adotar eles próprios medidas de restrição de circulação.

Dados da pandemia nesta quarta-feira:

  • Casos novos: 470
  • Total de casos: 364.188
  • Mortes confirmadas nesta quarta: 14
  • Total de mortes: 9.213
  • Pessoas internadas: 334
  • Recuperadas: 351.143

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Justiça Federal condena dupla por tráfico de drogas dentro do campus de universidade em Três Lagoas

Penas somam quase 29 anos de prisão por envolvimento no transporte e ocultação de 38,9 kg de maconha em área da universidade.

Gestores da Sead serão capacitados em letramento racial em Campo Grande

Formação ocorre em 14 de novembro e busca fortalecer políticas públicas com foco na igualdade racial Lideranças da Secretaria de Estado de Assistência Social e...

Nova fábrica de hidrogênio em Inocência reforça polo industrial do “Vale da Celulose” em MS

Com inauguração prevista para 2028, planta da Peróxidos do Brasil ficará próxima à unidade da Arauco e deve impulsionar o desenvolvimento regional, beneficiando Três...